segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Urca realiza aula inaugural de doutorado no Curso de Direito

O fortalecimento de cursos de pós-graduação na Universidade Regional do Cariri (Urca) tem sido constante nos últimos anos. Na última sexta-feira, foi realizada aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter de Direito), parceria da Urca com o Programa de Pós-Graduação em Direito, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Esse é um dos quatro nos últimos anos, aprovados pela Urca em parceria com outras instituições de ensino superior do País. Também foi iniciado o Dinter em Artes, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da seleção do Dinter em Engenharia, pela Unep.
 A Reitora destacou a importância do doutorado, principalmente por conta do destaque do Curso de Direito, de mais de quatro décadas de implantação e atualmente entre os melhores do Brasil, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o Selo OAB  Recomenda.
 Ela ainda ressaltou o raio de ação da Universidade, com abrangência de cinco estados da federação, atingindo mais de 100 municípios, para enfatizar a importância institucional no contexto de formação que a Urca envolve. No caso da área do Direito, segundo a Reitora, não há instituição da área que não tenha profissionais formados pelo curso nesses municípios, dentro dos relevantes serviços prestados à sociedade pela Universidade.
 A solenidade contou com a presença do coordenador do curso de Direito, Professor Antônio Ambrósio, e o chefe de departamento, Ulisses Olinda. Além deles, o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da Urca, Professor Apiano Feitosa, além da Professora Doutora da PUC, Danielle Anne Pamplona, ministrante da primeira disciplina da turma, e o Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo.
 Outros dois cursos na área de Pós-Graduação, segundo a Reitora, deverão ser anunciados nos próximos meses, o Mestrado em Enfermagem, além do Doutorado na área de Bioprospecção Molecular. Para ela, a grande importância desses cursos reside no fortalecimento institucional, com a formação dos professores da Urca, credenciando a instituição para que novos cursos de Pós-graduação sejam implantados no futuro. Além disso, conforme Apiano, há um ganho financeiro para a Universidade, que em breve terá mais de 100 doutores em seu quadro. “Quanto mais pesquisadores no âmbito do mestrado do doutorado, mais investimentos em pesquisas e produção científica e isso representa um ganho importante para a URCA e Região”, afirma.
 Para Otonite Cortez, esse é um momento histórico para a Universidade, que poder ofertar um programa de Doutorado em Direito. Ele ressalta o empenho do Professor Patrício nesse processo, além de destacar o coordenador do doutorado, Professo Pós-Doutor do Curso de Economia da Urca, Micaelson Lacerda.
Assessoria de Imprensa da Urca.

Últimas notícias