segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Santana do Cariri vai sediar o 1º Fórum da Cultura do Abacaxi

Nesta quarta-feira (30), a Fazenda Ventura, localizada na Serra do Leme, no município de Santana do Cariri, será sede do 1º Fórum da Cultura do Abacaxi. A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores  Rurais,  Sebrae, Senar, Banco do Brasil, BNB, UFCA, IFC, Centec, Instituto Agropolo e a Ceasa.
O objetivo, segundo a Assessoria de Imprensa de Santana do Cariri, é mostrar a  história da cultura, do processo de  revitalização, além de  uma discussão  com as instituições presentes   no evento, para que se possa produzir um relatório e  encaminhar para a Embrapa, além de  outros ministérios responsáveis para que a cultura do abacaxi seja inserida no Zoneamento Agrícola e o produtores de base familiar do município,   e da região do cariri,  tenham direito aos investimentos nos bancos, para dar continuidade a revitalização da cultura e  com isso  possam garantir   a permanência  dessa cultura e o sustento dessas famílias.
A cultura do abacaxi já foi de grande expressão no município de Santana do cariri, principalmente na década de 70, onde tinha uma área de 1.000 hectares cultivada na Serra do Dom Leme. A cultura foi dizimada por conta do aparecimento de uma praga chamada fusário. Na época, da referida praga, o agricultor não teve acesso a tecnologia capaz de fazer o controle tornando inviável o cultivo, substituindo as área por outra cultura sem muita lucratividade.
Nos anos 2000 a EMATERCE, iniciou um trabalho de revitalização da cultura, utilizando novas tecnologias simples, como novas variedades mais resistentes, época de plantio, indução floral e uso de defensivos agrícolas para o controle da fusariose, com estas tecnologias associada ao investimento do BNB e BB  o produtor acreditou, chegando a implantar uma área de aproximadamente 200  hectares.
(Colabou Amaury Alencar)

Últimas notícias