segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Juazeiro comemora 70 anos de Senai no Ceará

O curso para formação de soldador e oferecido pelo Senai de Juazeiro. (Foto:Divulgação)
Para marcar os 70 anos de atuação no Ceará, completados em 2013, nesta quinta-feira (30), O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) fará no Palácio Juazeiro, no bairro Lagoa Seca,  em Juazeiro do Norte, uma comemoração festiva, na qual serão homenageadas empresas e pessoas que contribuíram para a história da instituição no Cariri.
Na ocasião, serão realizadas homenagens a empresas e pessoas importantes para a história da instituição em Juazeiro do Norte. São elas: Farmace, Cajuína São Geraldo, Cerâmica Gomes de Mattos, Indústria de Calçados Ballina,  Adelaildo de Alcântara Pontes, empresário e ex-aluno do SENAI/CE, e José Ribeiro Lobo, gerente do centro de formação.
Unir a inovação tecnológica com a já tradicional qualidade do serviço de educação e prestação de serviços técnicos e tecnológicos tem sido o desafio do SENAI/CE, entidade componente do Sistema Fiec. A unidade de Juazeiro do Norte é uma das nove escolas que o Senai possui no estado e atende a todo o Cariri (Região Sul do Estado).
No Cariri, o Senai Iniciou suas atividades no dia 2  de  janeiro  de  1970,  com a  denominação de Centro de Formação Profissional do Cariri. Inicialmente, suas ações educacionais eram voltadas para as ocupações de tornearia, soldagem e ferramentaria, nas modalidades de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional. Hoje, com 44 anos de atividades no Cariri, conta com 75 colaboradores, sendo 22 prestadores de serviços. 
Acompanhando e dando suporte ao crescimento econômico e desenvolvimento industrial do Cariri, atua nas áreas de têxtil e vestuário, couro e calçados, construção civil, metal-mecânica, eletromecânica, tecnologia da informação e gestão. Em 2013, realizou 3.842 matrículas nas modalidades Iniciação Profissional, Aprendizagem Industrial Básica, Qualificação Profissional Básica, Aperfeiçoamento Profissional e Habilitação Técnica, com o Curso Técnico de Segurança do Trabalho.
Para 2014, a meta do Senai de Juazeiro do Norte é oferecer 5.683 matrículas e também iniciar cursos técnicos nas áreas de couro e calçados e tecnologia da informação,  além dos cursos de educação a distância.
Dentre os destaques da unidade, estão os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos às indústrias do Cariri. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento importante na realização desses serviços. O desempenho da unidade saltou de 2.132 horas técnicas, em 2009, para 5.665, em 2013.  Para chegar a tal resultado, houve contribuição fundamental do projeto Prumo, implantado em 2010, por meio do qual foi adquirido o laboratório de análises voltado para couro e calçados. Além de couro e calçados, os atendimentos se deram para os setores de confecção, metal-mecânico, panificação, gráfica, alimentos e pneus reformados. 

(Assessoria de Imprensa da Fiec)

Últimas notícias