sexta-feira, 28 de março de 2014

Ato de racismo gera manifestação de universitários da Urca

A mensagem foi pichada no banheiro do Campus Pimenta da Urca (Foto: Reprodução)

Repercute nas redes sociais no Cariri, a manifestação que os estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca)  realizaram contra o racismo. Segundo denúncias dos manifestantes, um aluno do Curso de Historia (nome será preservado em respeito à vitima) teria sido alvo de preconceito, ameaças de morte e xingamentos, pichados na porta do banheiro masculino da universidade, no Campus Pimenta, em Crato.
O estudante é portador de doença crônica (anemia falciforme) e sofre de convulsões. Ele teria passado mal ao ler a frase “Anêmico desgraçado. Morre seu Negro” no banheiro e seus pais estão receosos em deixá-lo voltar a freqüentar a universidade.
Na manifestação os estudantes criticaram a posição da Urca, e principalmente pela falta da assistência ao aluno, já que segundo eles, a universidade não se pronunciou sobre o fato até então. Devido a seu problema de saúde, o universitário requer amparo médico e psicológico.
Ainda conforme os manifestantes, esse não foi o primeiro caso de racismo na Urca. Em 2013, uma professora do Curso de História teve sua companheira chamada de “macaca”, também por pichação na universidade.

A reitora Otonite Cortez disse que a Urca abomina e não tolera qualquer tipo de preconceito e que vai marcar uma reunião na próxima semana com professores e alunos para tratar o assunto.

Últimas notícias