terça-feira, 18 de março de 2014

Comarca do Crato firma convênio com a Urca

A Comarca de Crato firmou convênio de cooperação técnica com a Universidade Regional do Cariri (Urca) para implantar Núcleo Permanente de Conciliação no Fórum Hermes Parahyba,  beneficiando todas as varas cíveis. A ideia é facilitar a solução de conflitos judiciais e reduzir as demandas de processos na comarca.
Edital para seleção de estudantes de Direito das disciplinas de prática forense será lançado brevemente. O início das atividades está previsto para o próximo mês. O juiz Rômulo Veras Holanda, titular da Vara de Família e Sucessões, coordenará os alunos, que também receberão assistência de professores da Urca.
O magistrado ressaltou a importância da experiência adquirida pelos estagiários em processos conciliadores. “Com isso, pode-se mudar um pouco o pensamento do profissional, geralmente voltado para a litigância, com uma experiência fundamental para a carreira”.
Para o diretor do Fórum, juiz José Flávio Bezerra Morais, o convênio com a universidade tem caráter multidisciplinar e poderá atingir outras áreas de estudo, criando uma cooperação técnica permanente. “Isso possibilita uma prestação de serviços mais célere e ampla aos jurisdicionados, ao tempo em que proporciona formação humanista, prática e conciliadora aos futuros profissionais do direito”, afirmou o diretor.
Segundo o assessor jurídico da instituição de ensino superior, Jorge Emicles, o estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado. O intuito é iniciar os trabalhos com oito estagiários remunerados, além de voluntários. Antes, o aluno fará curso de 20 horas e receberá certificado de extensão em conciliação.

Participaram da assinatura do convênio, ocorrida no último dia 11, os juízes José Flávio Bezerra Morais, Rômulo Veras Holanda e Ângelo Bianco Vetorazzi; o reitor da Urca em exercício, professor Patrício Melo; a pró-reitora de Assistência Estudantil, Antônia Cileide Araújo; e o assessor jurídico da universidade, Jorge Emicles Paes Barreto.
(TJCE)

Últimas notícias