quinta-feira, 6 de março de 2014

Discussões e aprovações polêmicas marcam retorno dos vereadores à Camara Municipal

Veradores retornam ao trabalho depois do recesso de Carnaval. (Foto: Flávio Pinto)
Depois do recesso do período de Carnaval, os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte voltaram a se reunir nesta quinta-feira (6). O retorno ao trabalho foi marcado por quase duas horas e meia de discussões e alguns projetos aprovados, entre eles, o aumento de 8,34% para os professores enviado pelo Poder Executivo antes do Carnaval. O aumento foi aprovado por unanimidade na casa pelos 18 vereadores presentes à sessão.
Pontos polêmicos como a criação de duas comissões de ética para avaliar o pedido de instalação ou não de duas comissões processantes - sendo a primeira para analisar denúncias contra o vereador Cláudio Luz (PT) e outra contra o ex-presidente afastado Antônio de Lunga (PSC) -, também tramitaram na casa e foram aprovadas com muita discussão, numa clara demonstração de que o presidente Capitão Veira terá que ter muito fôlego para se manter no comando do Poder Legislativo.
As comissões de ética foram formadas depois que a maior parte dos 18 parlamentares presentes à sessão se recusaram a fazer parte das comissões propostas. A casa entendeu que o julgamento seria político e não técnico, daí o motivo da recusa, o que teria deixado o presidente Capitão Vieira Neto constrangido.
Somente depois de vários nomes sorteados e tantas recusas, a presidência da mesa, enfim conseguiu formar as comissões que, inicialmente vão investigar as denúncias. Para apurar as denúncias de quebra de decoro contra o vereador petista, a comissão foi composta pelos vereadores Bertran Rocha (PC do B), Adauto Araújo (PSC) e Normando Sóracles (PSL) ou Zé de Amélia Júnior (PSL). Este último foi sorteado, mas como não estava presente, será necessário saber se ele vai querer integrar a comissão. Caso recuse, a vaga será de Normando.
Cláudio Luz é acusado pelo jornalista Gilvan Luiz de ter ligação com uma empresa responsável pela compra de 2.000 ventiladores para a Secretaria de Educação, em 2011 e não ter entregue 500 aparelhos adquiridos, Na época, Sônia Luz mãe de Cláudio Luz era a secretária da pasta.
Já Antônio de Lunga, que no final de 2013 teve o pedido de CPI negado no plenário da Câmara no conhecido caso "Escândalo das Vassouras", é acusado mais uma vez Danty Benedito (PMN). Desta vez, a acusação é de ter superfaturado o conserto de aparelhos de ar-condicionados no Poder Legislativo. Foram sorteado para compor a comissão, os vereadores Bertran Rocha, Adauto Araújo e Alberto Costa (PT).
As duas comissões irão agora analisar as denúncias, ouvir os denunciantes e denunciados. Dentro de 15 dias será apresentado parecer favorável ou contrário a abertura das Comissões Processantes.

Últimas notícias