terça-feira, 18 de março de 2014

Em meio a "fogo aliado" Dilma visita o Ceará

A presidente Dilma Rousseff (PT) faz amanhã a primeira visita de 2014 ao Ceará, em meio ao delicado contexto político do Estado e diante de um forte clima de “fogo amigo” em sua base aliada. A petista iniciará a agenda oficial em Fortaleza, por volta das 10h30min, e à tarde seguirá para Sobral, principal reduto do governador Cid Gomes (Pros). A escolha do município do Interior acabou se transformando em um ingrediente extra para a já sensível relação entre os partidos da aliança.
Questionado se a vinda de Dilma será uma oportunidade de solucionar a equação política entre PT, PMDB e Pros no Ceará, o deputado federal José Guimarães (PT) disse que a disputa eleitoral não deve entrar em pauta. Entretanto, ele avaliou que a ida a Sobral embute significados sobre as intenções do PT no Estado.
“Simbolicamente, em um momento como esse do Ceará, ela ir a Sobral é uma demonstração de fortalecimento da parceria com o governador. Não é uma agenda eleitoral, mas tem significado. Na política, os símbolos são mais fortes”, disse Guimarães.
A declaração não parece ter soado bem aos ouvidos do senador Eunício Oliveira (PMDB). Inicialmente, ele disse que não comentaria a fala de Guimarães, mas depois descartou “simbologias” na ida de Dilma à terra natal de Cid. “O objetivo dela é a visita, não é eleição. Isso está fora de pauta. As pessoas querem tirar proveito de tudo. Não é aproximação com PMDB, ou com partido A, B, ou C. O objetivo é gestão”, avaliou, sem mencionar o deputado petista e garantindo falar “de forma genérica”.
Eunício disse, ainda, que pouco antes da entrevista ao O POVO havia recebido telefonema da presidente. Segundo o senador, Dilma ligou “pessoalmente” para dizer que “fazia questão” de sua presença na comitiva presidencial que sairá de Brasília para o Ceará. “Não tem isso de simbologia. Se for simbologia, tem simbologia maior do que ela ligar para mim e me convidar? Eu encaro tudo com muita tranquilidade, naturalidade”, afirmou.
Agenda oficial
Dilma chega pela manhã a Fortaleza para entregar, a 141 municípios, novos equipamentos do chamado “kit seca”: pás carregadeiras, caminhões pipa, caminhões caçamba e motoniveladoras para uso em ações de enfrentamento da estiagem. O evento ocorre por volta das 10h30min, no Parque de Exposições Governador César Cals, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Em Sobral, ela anuncia a liberação de recursos para construção de cisternas, instalação de sistemas de abastecimento de água e de módulos sanitários e aquisição de kits de irrigação, além da entrega de títulos de propriedade rural.
(O Povo)

Últimas notícias