sábado, 1 de março de 2014

Finalmente inaugurado o tão esperado Samu do Cariri

O cel. Vasconcelos fez a entrega das ambulâncias ao prefeito Raimundo Macedo. (Foto: Flávio Pinto)
O Samu Cariri já é uma realidade.
Na noite de sábado (1/3), as cinco primeiras ambulâncias do programa entraram em funcionamento e já estão à serviço da população de Juazeiro do Norte 24 horas, através do telefone 0800 023 22 33 (ligação gratuita). A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito Raimundo Macedo, da primeira-dama Maricele Macedo, do secretário de Saúde Giovanni Sampaio e dos vereadores João Borges e Mara Torres.
 O Samu Cariri terá como base a cidade de Juazeiro do Norte e integra o Polo 03 do SAMU no Ceará. O órgão terá 109 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem, auxiliares de enfermagem, motoristas-socorristas e o corpo administrativo.
O equipamento tem uma Unidade de Suporte Avançado em UTI Móvel, composta por um médico, um enfermeiro e um motorista/socorrista. Já as Ambulâncias de Suporte Básico terão um motorista/socorrista e um técnico de enfermagem. Das cinco ambulâncias, três delas irão funcionar como suporte técnico, equipadas com tração 4x4 para utilização no socorro em lugares de difícil acesso.
Nesses primeiros dias de funcionamento, segundo o coordenador estadual do Samu, cel. João Vasconcelos, as ambulâncias irão priorizar atendimentos no cidade de Juazeiro, somente em casos de extrema gravidade é que poderão fazer socorro em municípios vizinhos. "Além disso, a partir desta segunda ou terça-feira já estaremos colocando à disposição da população o número 192, que também receberá ligações gratuitas", disse o coordenador estadual.
Durante a solenidade, o prefeito Raimundo Macedo reafirmou o compromisso de fazer 2014 o ano da saúde em Juazeiro do Norte, lembrando que além da vinda do Samu, que era esperada há quatro anos, ele lembrou que já está finalizando a ampliação do UTI Neonatal do Hospital São Lucas, promet
eu concluir a reforma do Hospital Tasso Jereissati (Estefânia) e construir dois centros cirúrgicos na rede hospitalar do município até o final do ano.
Raimundão também lembrou que o Samu é uma parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal e que o município investiu R$ 330 mil nas instalações e acomodação das equipes. Em Juazeiro o Samu está instalado na antiga Usina Zé Bezerra, no bairro Franciscanos.
Inicialmente cinco unidades estão à disposição da população para o socorro de urgência. (Foto: Flávio Pinto)


Últimas notícias