segunda-feira, 30 de junho de 2014

Quem ganha e quem perde com as indicações pra governador?

Cid indicou Camilo para disputar sua sucessão. (Foto:Carlos Mazza/O Povo)

Conhecidos os dois principais candidatos ao Governo do Estado (situação e oposição), é hora de avaliar quem ganhou e quem perdeu com as indicações.
Perde o Pros, cujo principal líder, o governador Cid Gomes acabou escolhendo fora do partido o nome para disputar sua sucessão. No caso, o deputado Camilo Santana do PT. A escolha não agradou aos principais líderes do Pros, que esperavam depois de tanto mistério, que Cid indicasse um dos cinco pré-candidatos que vinham trabalhando para conquistar a simpatia dos correligionários.
A decisão de Cid não deve ter sido fácil, principalmente pelo fato de que nenhum dos nomes apresentados até então pelo Pros (Zezinho Albuquerque, Domingos Filho, Mauro Benevides, Izolda Cela e Leônidas Cristino) conseguiu emplacar nas pesquisas internas do partido. Camilo além assegurar a manutenção da aliança com PT foi melhor avaliado para enfrentar Eunício Oliveira.
A decisão desagradou a muitos prefeitos do Pros presentes à convenção estadual em Fortaleza, pois esperavam por Domingos Filho e Zezinho Albuquerque. Alguns decepcionados,  admitiram que o compromisso assumido com o governador era para apoiar um nome do Pros. Como a chapa será encabeçada pelo PT, o compromisso já não seria o mesmo.
Pelo jeito, nesses 90 dias de campanha eleitoral o governador e sua equipe de marketing deverão se desdobrar para conter o avanço até agora desenfreado de Eunício nas pesquisas.
QUEM GANHA
Ganha o PMDB que conseguiu unir os dos cinco principais partidos de peso que podem decidir uma eleição. O PMDB de Eunício estar com PR e o PSDB. O Pros de Cid, apesar de estar aliado a mais de 20 partidos, tem como principal apoio o PT. Os demais são figurantes.
O senador Tasso Jereissati, que ontem (domingo, 29) não anunciou seu nome para a disputa do Senado, deve fazê-lo ainda hoje, logo após o anúncio do vice de Aécio Neves, em Brasília.
Também ganha o Cariri, que terá na disputa dois filhos. Eunício nascido em Lavras da Mangabeira e Camilo Santana, em Barbalha.


Últimas notícias