sexta-feira, 4 de julho de 2014

Caririaçu desenvolve Projeto Caminhos do Cuidado

O prefeito João Marcos falou aos agentes sobre a importância do projeto para Caririaçu (Foto: Divulgação)

Em Caririaçu, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz, está realizando o curso de capacitação em saúde mental dentro do Projeto Caminhos do Cuidado.
O projeto “Caminhos do Cuidado” destina-se à formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem para atuarem no acolhimento e escuta as pessoas usuárias de crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, embasando suas práticas de cuidado em saúde mental, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.
O curso se iniciou na terça-feira (1) no auditório da secretaria de Saúde e acontecerá em dois momentos com duas turmas, cada turma com dois dias de capacitação. A primeira turma é composta pelos agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem, a segunda será com os demais profissionais de saúde do município.
Na quarta-feira (2) foi a solenidade de entrega do material didático do curso e estiveram presentes a secretária de saúde, Giancarla Queiros, os vereadores Pedro Jorge, André Araújo e Eraldo Gonçalo e também o prefeito João Marcos que em seu pronunciamento afirmou que “este curso será de uma grande ajuda no problema do uso de drogas e principalmente na epidemia de alcoolismo que atinge muitos caririaçuenses. Ressaltou ainda que essa capacitação se tornará um importante instrumento no combate às drogas e que o curso veio complementar os trabalhos que já são desenvolvidos pelo município.”
O curso está sendo ministrado pelas facilitadoras da Escola de Saúde Pública do Ceará, a enfermeira Simone Pereira e a assistente social, Antônia Venâncio que ressaltou a importância desta capacitação. “O curso oferece um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral, cuidando e reduzindo os danos para aqueles que fazem o uso prejudicial de drogas, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas. Os alunos que passarem pelo treinamento servirá de multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para serem trabalhados nas comunidades.”
(Colaborou Miguelina Morais)

Últimas notícias