segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mostra UFCA lança e-books com foco na docência, pesquisa, extensão e cultura

Os estudantes, bolsistas ou não, e servidores da Universidade Federal do Cariri-UFCA têm até o dia 11 de novembro para submeter seus trabalhos acadêmicos à Coletânea “Caderno de Experiências”, publicação online da Mostra UFCA.
Os relatos de experiência e/ou de pesquisa, realizados ao longo do ano, serão produzidos em formato de capítulo de livro. Para os bolsistas de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão, os relatos são obrigatórios. Após selecionados, os textos serão reunidos em e-books diferentes, seguindo as quatro linhas temáticas abordadas. O “Caderno de experiências: A Docência em Foco”, para as publicações dos bolsistas de Ensino, o “Caderno de Experiências: A Pesquisa em Foco”, para os trabalhos de Pesquisa, além dos respectivos cadernos de Cultura e de Extensão. Todas as normas para a submissão do trabalho estão presentes no edital de lançamento.
Apesar de fazerem parte da Mostra UFCA, os e-books serão lançados no início do ano letivo de 2015, dentro da plataforma destinada especialmente aos lançamentos de livros virtuais. A professora Celme Torres, pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFCA, ressalta a importância das publicações eletrônicas. “Considero muito mais interessante, já que é algo de acesso universal, qualquer pessoa pode acessar”, diz.
De acordo com Celme Torres, encontra-se em fase de elaboração uma plataforma específica para o lançamento de livros virtuais produzidos pela universidade, na qual “qualquer professor, aluno ou grupo de alunos que tenham interesse em fazer um e-book pode procurar a pró-reitoria. Os livros serão conduzidos em conjunto conosco e estarão disponíveis na página da Universidade e na plataforma”, comentou Celme Torres, que prevê para 2015 a estreia do serviço.
Serviço
e-Book – termo de origem inglesa, e-book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, mas existente somente na plataforma digital.
(Site da UFCA)

Últimas notícias