domingo, 16 de novembro de 2014

Domingo de oficinas no Festival de Música da Ibiapaba

A formação de educadores foi um dos destaques nos dois primeiros dias do XI Festival Música na Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult) e pela Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc). Nete domingo, 16/11, os professores participantes do Festival concluíram a oficina "Educação e Música - Formação Para Professoresl", ministrada pelo professor e integrante da curadoria do festival José Brasil, no clima convidativo da histórica cidade serrana, Viçosa do Ceará. Circulando por várias cidades da região de Ibiapaba a partir desta segunda-feira, o festival segue até dia 22/11, com várias oficinas de formação musical e shows com artistas do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Viçosa, quem primeiro participou das oficinas de formação foram os educadores. Vindos de Fortaleza e Croatá, os 12 professores acompanharam uma vivência intensiva de dois dias aprendendo técnicas de docência voltadas principalmente para o ensino de jovens e crianças. Além de aprender a teoria com o professor José Brasil, eles praticaram dinâmicas musicais que envolveram questões rítmicas, visuais e motoras. Segundo Brasil, um dos objetivos da oficina é "estimular a criatividade dos professores para que eles possam utilizá-la em sala de aula".
Os resultados das aulas foram aprovados pelo clarinetista Leuciano Rodrigues, 21, que ensina no projeto Vamos Fazer Arte, da Associação Arte em Pauta de Croatá. "Eu gostei das práticas usadas. Estou cheio de ideias na cabeça. Muitas vezes a gente sabe a teoria, mas não sabe como repassar o que aprendemos, não temos metodologia. Acho que a oficina contribui nesse sentido", avalia o músico.
(Secult)

Últimas notícias