segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Urca abre Simpósio Internacional sobre Padre Cícero

Pesquisadores da religiosidade estarão reunidos no Cariri para realizar estudos e debates sobre um dos sacerdotes mais polêmicos da história do Brasil. O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero será aberto na noite desta segunda-feira (17), com a participação de mais de 20 pesquisadores e 600 inscritos do Brasil e exterior.
O evento será realizado de 17 a 21 de novembro. O intuito será responder ao questionamento E...Onde está ele? A abertura acontece às 19 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com a conferência da irmã Annette Dumoulin, presidente de honra do Simpósio. Ela abordará o tema Padre Cícero e a Igreja na contemporaneidade (Pe. Cícero... E onde está ele?).O Simpósio é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Diocese do Crato. Nos outros dias de sua realização, a programação será no auditório do campus Crajubar, da Universidade Regional do Cariri (Urca).
Reabilitação
O questionamento de onde está ele é uma sequência dos outros três simpósios, proporcionando uma abertura para várias áreas do conhecimento. O tema polêmico, como a reabilitação do Padre Cícero, deverá ser debatido durante a semana. Para Fátima, esse é o motivo maior da parceria da Diocese com a Urca, como órgãos realizadores, no intuito de fortalecer a necessidade de uma revisão eclesial e histórica dentro da Igreja.
O primeiro simpósio foi realizado no ano 1988, quando veio à tona a temática do Padre Cícero e os romeiros. No ano seguinte, o sacerdote e a beata Maria de Araújo que, junto com o padre, protagonizou o milagre do sangramento da hóstia, no ano de 1889. O contexto desse momento, que continua sendo alvo de estudos, foi debatido trazendo à tona pela primeira vez, de forma ampla, o nome da beata Maria de Araújo, que teve os seus restos mortais levados da Capela do Socorro. Ainda hoje estão desaparecidos, e como muitas questões relacionadas ao fenômeno, continuam sendo mistério.
São 26 anos de um evento que se tornou motivador para os estudiosos, no intuito de debaterem juntos um dos assuntos que ainda se torna polêmico, quando se trata de trabalhar a questão da religiosidade no campo da ciência. A coordenadora da Comissão de elaboração do simpósio, Sandra Nancy, pró-reitora de Extensão da Urca, afirma que a grande finalidade do evento é proporcionar o incentivo à pesquisa no âmbito da universidade, trazendo a temática para o centro dos debates.
(Com informações da Assessoria da Urca)

Últimas notícias