sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ô inveja: Icó não tem homicídio a 47 dias

A cidade de Icó fica localizada na Região Centro-Sul do Estado
Enquanto Juazeiro do Norte registra um dos maiores índices de violência do Nordeste, com média de um homicídio a cada dois dias, em Icó, a pouco mais de 100 quilômetros de Juazeiro, os órgãos de Segurança Pública e a população comemoram a calmaria na cidade.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), não há registro de homicídio em Icó a 47 dias. Ações preventivas com a realização de abordagens a pessoas e combate ao tráfico de drogas, são apontadas como primordiais para a tranquilidade no município.
O último homicídio em Icó ocorreu no dia 12 de janeiro deste ano, quando um homem foi morto com um tiro de espingarda na periferia de Icó.

Justiça autoriza Prefeitura do Crato a usar Condomínio Judicial para implantar unidade de acolhimento a dependentes de drogas

Prefeito Ronaldo havia solicitado à Justiça a disponibilidade dos imóveis

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, autorizou o uso do Condomínio Judicial da Comarca do Crato para implantação de unidade de acolhimento a dependentes de drogas. Com a medida, as cinco residências que estavam inativas serão reformadas e mantidas pela Prefeitura Municipal sem ônus para a Justiça estadual.
A solicitação do uso do condomínio, localizado no bairro Granjeiro, no Crato, foi feita pelo prefeito municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos (PMDB). Caberá ao município a responsabilidade pelas despesas com os imóveis, entre as quais água, energia elétrica, telefone, limpeza e conservação.
O ente público será responsável também por eventuais danos e prejuízos causados a terceiros, e não poderá transferir ou ceder os imóveis. A iniciativa levou em consideração parecer técnico do Departamento de Engenharia do Tribunal, emitido no último dia 25.
O termo de cessão de uso, válido por cinco anos, foi assinado nesta sexta-feira (28/02).

100 municípios que decretaram estado de emergência por conta da seca terão festa de Carnaval

Neste Carnaval, 62 de um total de 184 municípios do Ceará, anunciaram que vão deixar de realizar a festa momina, para atender recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público Estadual.
Outras 100 prefeituras, que estão em estado de emergência por causa da seca de 2013 decidiram promover o Carnaval 2014. Muitas delas, segundo o TCM estão com salários dos servidores atrasados. Após a folia, o órgão promete realizar fiscalização rigorosa nas despesas.

PMs, agentes de trânsito e policiais civis irão trabalhar em parceria neste Carnaval

Policiais militares e agentes de trânsito receberam as últimas instruções nesta manhã (Foto:Divulgação)
As polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsitos de Crato, Juazeiro e Barbalha irão trabalhar neste período de Carnaval (28/02 a 05/03) de forma integrada. De acordo com o comandante do 2º BPM, tem-cel. José Wellington Alves da Silva, a parceria entre os órgãos de segurança visa proporcionar organização e a tranquilidade durante os festejos.
A intensificação de ações preventivas, distribuição de efetivo em locais estratégicos e abordagens sistemáticas estão entre as diretrizes operacionais planejadas para o período de carnaval.
As companhias pertencentes ao 2º BPM, localizadas nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales e Crato, além dos municípios sob sua circunscrição, receberão efetivo policial de reforço no intuito de garantir uma maior segurança aos cidadãos caririenses.


Cantor Beto Barbosa deve passar por cirurgia ainda nesta sexta-feira

Beto Barbosa está internado em Fortaleza.
O cantor Beto Barbosa deve passar nesta tarde de sexta-feira (28) por cirurgia no coração. Ele está internado desde a tarde desta quinta-feira (27) em um hospital particular de Fortaleza, depois de sofrer um princípio de infarto. O cantor deve passar pelo menos 21 dias em repouso.
De acordo com a empresária do cantor, Eliana Rocha Lima, os shows do artista no Carnaval em Várzea Alegre, Fortaleza, Recife e Teresina tiveram que ser cancelados.
Eliana Lima informou também que o cantor está consciente e agradeceu o carinho dos fãs. Beto Barbosa completou 59 anos nesta quinta-feira.

(Com informações do G1).

Ibyte oferece balcão de serviços em sua rede lojas

A Ibyte oferece serviço de assistência técnica em sua rede de lojas.
Quem nunca se desesperou ao ver o computador quebrar enquanto fazia um trabalho importante? Pior ainda quando é domingo ou feriado e nenhuma assistência está funcionando.
Pensando nisso, a Ibyte criou um balcão de serviços chamado Ibyte Service, uma assistência técnica que funciona todos os dias em quase todas as lojas. Na Ibyte Service é possível obter assistência não só para equipamentos comprados na loja ou produzidos pela Ibyte, mas também para uma vasta gama de produtos de qualquer outra marca.
Entre os serviços oferecidos, estão: limpeza preventiva ou corretiva dos aparelhos, instalação de software, personal trainer digital, instalação de antivírus e rede wireless. Além disso, os técnicos podem fazer atendimento em domicílio para clientes corporativos e domésticos. “É o nosso grande diferencial. Atendemos as pessoas de segunda a segunda. Entendemos que como fornecedores de tecnologia, oferecer assistência técnica e serviços com conveniência é um grande valor agregado. Às vezes a pessoa está fazendo um trabalho em casa no final de semana e precisa instalar algum software e não consegue. Então é só ir a alguma de nossas lojas do shopping de sua preferência e o Ibyte Service pode fazer o conserto enquanto o cliente almoça, por exemplo”, diz o gerente de marketing, Nelson Gurgel. Lembrando que o tempo do serviço depende do problema e do equipamento.
Para outras informações, é só acessar o site http://www.ibyte.com.br/servicos/ ou ligar para o 4020 5000. Sobre a Ibyte A Ibyte é o varejo de tecnologia que mais cresce no Nordeste. Hoje são 24 lojas de varejo distribuídas nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, e Pernambuco. A empresa surgiu no mercado como revendedora de produtos de informática e, há 14 anos, vem se consolidando como varejista de grandes marcas e loja pioneira na fabricação de desktops, notebooks e ultrabooks. Além das lojas físicas, a Ibyte opera também em canais de atacado, corporativo, revenda e e-commerce, ofertando preços e vantagens especiais para empresas, varejistas e grandes magazines.

(Assessoria de Imprensa da Ibyte)

Polícia investiga duplo homicídio na Chapada do Araripe

A Polícia do Crato investiga um caso de duplo homicídio ocorrido entre a quarta-feira (26) e a quinta-feira (27), na Chapada do Araripe, quase na divisa do Ceará com Pernambuco. Os corpos foram encontrados dentro da mata e estavam despidos, ajoelhados e apresentavam vários tiros no pescoço e na cabeça .
Os corpos ainda se encontram no Instituto Médico Legal (IML), em Juazeiro do Norte à espera de identificação. De acordo com funcionários do IML, na noite da quinta-feira (27), uma mulher que se identificou como advogada teria reconhecido o corpo de uma das vítimas. Segundo ela, a rapaz de aproximadamente 25 anos, se chamaria “Márcio” e teria passagem pela Polícia. Porém não deu mais detalhes. O outro homem aparenta ter 40 anos de idade.

A Polícia também apura outra informação que pode estar relacionada ao duplo homicídio. Trata-se de um provável sequestro de dois homens ocorrido na noite de quarta-feira (26), no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte.

Desfile das Virgens abre o Carnaval no Cariri

O Desfile das Virgens abre nesta sexta-feira (28), o carnaval na Região do Cariri. Embora não vá realizar festas no período momino, a Prefeitura do Crato dará  apoio via a realização de uma operação de segurança com a participação da Secretaria Municipal de Segurança, Departamento Municipal de Trânsito e Guarda Municipal. São esperados 10 mil pessoas.
A Secretaria de Saúde dará também apoio ao desfile, com várias ações, inclusive com distribuição de preservativos e um trabalho da Vigilância Sanitária.
O apoio ao desfile se dará também através da ação de diversas secretarias municipais, como a de Trabalho e Desenvolvimento Social (Assistência Social) na orientação de postura de bares, barracas e restaurantes quanto ao tratamento a ser dado a crianças e adolescentes.
O Demutran irá manter todo o seu contingente de plantão nesta sexta-feira, 28, para garantir junto com outros órgãos a segurança dos foliões, que devem brincar o Desfile das Virgens.

(Com informações da Assessoria de Imprensa).

Errata: Assessoria de Imprensa esclarece sobre nota de Carnaval

Por falar em Carnaval, nesta semana bloguei o seguinte tópico: "Raimundão segue orientação do TCM e do MP e não fará festa de Carnaval" (Ler tópico mais abaixo). Como resposta recebi o seguinte email do assessor de imprensa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Marco Valério:
"Em nenhum momento prensou-se em realizar o carnaval em Juazeiro. Pois não temos tradição em carnaval. Então não é verdade quando se diz que "não há carnaval em Juzeiro porque o TCM recomendou. Não há porque o prefeito nem tencionou em realizar festa (sic)", diz a nota.
Obrigado ao colega Marco Valério pela leitura diária do blog e pelo esclarecimento.
Fica o registro.

Ronaldo segue orientação do TCM e Crato não terá Caranval

A Prefeitura Municipal do Crato tendo em vista a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não irá  realizar nenhum evento relativo ao Carnaval 2014.
O TCM em documento enviado ao Gabinete do prefeito, e assinado pelo presidente do órgão, Francisco de Paula Rocha Aguiar, recomenda a “não aplicação de recursos públicos em atividades carnavalescas, como o apoio financeiro às escolas de samba ou blocos de rua, a contratação de bandas e/ou trios elétricos destinados ao Carnaval 2014”.
O prefeito considera que  a orientação do TCM, ao mesmo tempo procede, pois evita gastos  desnecessários dos municípios cearenses, principalmente nesse momento de estiagem ainda vivido por homens e mulheres do campo.
A decisão do prefeito Ronaldo também leva em consideração que o Município deve  economizar para ter caixa para as contrapartidas de obras que serão executadas no ano de 2014.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Inscrições para concurso público do TJCE começa nesta sexta-feira (28)

Começam nesta sexta-feira, dia 28 as inscrições para o concurso de servidor do Poder Judiciário cearense. São ofertadas 238 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de Analista Judiciário (áreas Judiciária e Administrativa) e Técnico Judiciário (áreas Judiciária e Técnico-Administrativa), com lotação na Capital e no Interior.
As inscrições devem ser feitas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) até o próximo dia 19 de março. O valor é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (superior). As pessoas que têm direito à isenção terão de preencher formulário disponível no site da organizadora.
Os salários variam de R$ 3.980,17 a R$ 8.937,28, para jornada de 35 horas semanais em vigor até 30 de junho de 2014, com implementação de 40 horas a partir de 1º de julho deste ano. O Edital (nº 1/2014) do certame foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico no último dia 13.
As provas objetivas e a discursiva para os cargos de nível superior terão duração de cinco horas e serão aplicadas no dia 11 de maio, no turno da manhã. As avaliações de nível médio terão a mesma duração e serão aplicadas na mesma data, no período da tarde.
(TJCE)

Vereadores reivindincam na SSPDS criação da Central de Flagrantes em Juazeiro

A comitiva quer a intalação da Central de Flagrantes. (Foto: Flavio Pinto).




Os vereadores Capitão Vieira, Gledson Bezerra, Tarso Magno, Cláudio Luz acompanhados dos deputados estaduais Sineval Roque e Camilo Santana e ainda dos vereadores de Barbalha, Daniel de Sá Barreto, Odair José de Matos e Rosálio Amorim foram recebidos na manhã desta quinta-feira (27), pelo subsecretário da Segurança Pública, Wilemar Rodrigues Júnior, na sede da SSPDS, em FortalezaA comitiva fez vários encaminhamentos relacionados a segurança pública nos municipios caririenses. Entre elas, a proposta dos vereadores Gledson Bezerra e Capitão Vieira Neto, que propuserama criação da Central de Flagrante, que no entendido dos vereadores iria desafogar a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que hoje é responsável pela realização de flagrantes de 24 municipios da região.
Os vereadores apontam o prédio onde funcionou o Juizado da Infância da Juventude, como local ideal para a instalação da Central de Flagrantes. "O prédio fica vizinho a Delegacia da Mulher, ao Quartel do 2 BPM e da Delegacia Regional. Para entrar em funionamento necessitaria apenas de uma equipe composta de um delegado, escrrivão e um permanente", avalia Gledson Bezerra.
Outros pontos como  instalação de delegacias distritais em Juazeiro, reforço de escrivães para atender a crescente demanda de inquéritos policiais e maior celeridades na conclusão de inquéritos contra crimes contra fé pública foram lembrados e cobrados na reunião.
Como resposta, o subsecretário Wilemar Rodrigues Júnior se prontificou em levar todas as reivindicações ao titular da pasta Servilho de Paiva e, posteriormente informar aos vereadores  de que forma a SSPDS vai atender os apelos.
Na reunião, vereadores apresentaram propostas para Segurança Pública. (Foto: Flavio Pinto)

Vereadores e secretário Giovanni Sampaio cobram em Fortaleza eficiência no SVO do Cariri

A comitiva do Cariri foi recebida na Assembleia por Zezinho Albuquerque. (Foto: Flavio Pinto)
O secretário da Casa Civil de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, que também acumula interinamente a pasta da Saúde do Município, esteve presente na reunião dos vereadores de Juazeiro, Crato e Barbalha com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros). A reunião ocorreu na quarta-feira (26). Além pedido de engajamento dos deputados estaduais na luta pela liberação dos R$ 15,8 milhões por parte da Infraero, para ser aplicados na ampliação do Aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro, Giovani Sampaio e os vereadores juazeirenses cobraram uma reposta por parte do Governo do Estado, através da Assembleia Legislativa, para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que no Cariri funciona em Barbalha.
Segundo Giovanni Sampaio, quem morre de causas naturais no final de semana - a partir das 17 horas da sexta-feira -, o corpo só é liberado para sepultamento na segunda-feira, cerca de pouco mais de 48 horas, após a morte, por falta de médico legista.
O questionamento foi endossado pelo vereador Gledson Bezerra (PTB), que também é policial civil e por conta disso se diz bastante acionado pela população no sentido de conseguir a liberação dos corpos. "Não só eu, mas todos os vereadores são procurados. Muitas vezes temos que encontrar um médico amigo para tentar a liberação", revelou o vereador. Segundo Gledson, é necessário com urgência a permanência de uma equipe de serviço no SVO nos fins de semanas. "Um médico, um motorista e um veículo seriam suficiente para dar eficiência ao serviço", acrescentou o vereador petebista.
Diante disso, Giovanni Sampaio e os vereadores de Juazeiro solicitaram que o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque intermediasse uma reunião com o diretor do Instituto Médico Legal (IML) e com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A reunião acontece ainda nesta quinta-feira (27), em Fortaleza, com a presença dos vereadores Capitão Vieira (PTN), presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte; Tarso Magno (PR), Cláudio Luz (PT) e Gledson Bezerra (PTB).

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vereadores reivindicam na Assembleia Legislativa verba para ampliação do aeroporto de Juazeiro

O encontro ocorreu na Assembleia em Fortaleza (Foto: Flavio Pinto)
O presidente da Asssembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) recebeu uma comitiva de vereadores, representando a Região do Cariri nesta tarde de quarta-feira (26).
O grupo de parlamentares ouviu do presidente da Assembleia, a promessa de levar a reivindicação da liberação da verba de R§ 15,8 milhões para a ampliação do aeroporto regional do Cariri, até o governador Cid Gomes.
O primeiro passo é a elaboração de um requerimento a ser aprovado nesta quinta-feira (27) no plenário da Assembleia Legislativa para constar no documento a assinatura de todos os 46 deputados estaduais do Ceará.
Em seguida, Zezinho Albuquerque se encarregará de levar pessoalmente o documento até as mãos do governador, para que este possa agendar uma reunião em Brasília com o ministro Moreira Franco, da Secretaria da Aviação Civil.
Participaram da reunião os vereadores Capitão Vieira Neto (presidente da Câmara de Juazeiro do Norte), Tarso Magno, Gledson Bezerra e Claudio Luz, todos de Juazeiro; Luís Carlos Saraiva (presidente da Cåmara do Crato), Expedito Anselmo (vereador do Crato) e os vereadores de Barbalha, Odair José de Matos, Rosálio Amorim e Daniel  de Sá Barreto.
Também estiveram presentes, o deputados Sineval Roque, Miriam Sobreira, Camilo Santana e o secretário da Casa Civil de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio.

Vereadores viajam para encontro com presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque

Gledson Bezerra integra a comitiva que vai à Fortaleza. (Foto: Flavio Pinto)
Nesta quarta-feira (26), um grupo formado por cinco vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte vai ser recebido às 17 horas pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).
O grupo composto pelos vereadores Capitão Vieira Neto (PTN), Gledson Bezerra (PTB), Tarso Magno (PR), Cláudio Luz (PT) e Firmino Calú (PRP) quer sensibilizar os deputados estaduais na luta pela ampliação do Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. O objetivo é unir forças em torno da liberação dos R$ 15,8 milhões prometidos pela Infraero, mas que acabou contingenciado pelo Ministério do Planejamento.
O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira quer também levar o grupo a se reunir com o chefe de gabinete do governador Cid Gomes, Danilo Serpa, a quem vai pedir agendamento com o governador. O objetivo é discutir com Cid, a pauta de reivindicações sugerida em sessão ordinária na Câmara de Juazeiro do Norte, na terça-feira (25).
Entre os assuntos em pauta estarão a segurança, educação e saúde, além da reforma do estádio Romeirão, caso a Infraero consiga reaver o dinheiro prometido para pagar as indenizações dos moradores próximos ao aeroporto. Por sinal, em 2012, o próprio governador havia prometido reformar o Romeirão, caso a Infraero garantisse o pagamento das indenizações.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ministra do Planejamento fala em mais prazo para tentar disponibilizar os R$ 15,8 milhões para o aeroporto de Juazeiro do Norte

A ministra Miriam Belchior pediu novo prazo para tentar disponibilizar os R$ 15,8 milhões
Em Brasília, a reunião entre o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco e o senador Eunício Oliveira (PMDB) terminou na noite desta terça-feira (25) e durou quase duas horas. Durante o encontro os dois chegaram a falar pessoalmente por telefone com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Da ministra, Eunício e Moreira Franco ouviram o compromisso de tentar reaver os R$ 15,8 milhões que seriam destinados ao pagamento de indenizações do Aeroporto Regional do Cariri, mas que acabaram sendo contingenciados pelo Ministério do Planejamento.
A ministra Miriam Belchior revelou que o maior impasse gerado para devolução da verba à Infraero está no fato de que o dinheiro não entrou nas despesas previstas para o PAC em 2014, mas educadamente, a ministra se colocou à disposição de ajudar pedindo mais prazo para tentar disponibilizar o dinheiro. Segundo ela, esse prazo seria entre os dias 24 a 27 de março.
Como o senador Eunício Oliveira não sabia que a Justiça Federal no Ceará havia estabelecido o prazo até 17 de março para pagamento das indenizações, o senador peemedebista ficou de ter uma nova conversa com a ministra do Planejamento nesta quarta-feira (26).
Enquanto isso, o Município, através da Procuradoria Geral já vai entrar com pedido na Justiça Federal, solicitando que seja ampliado o prazo para o pagamento das indenizações até o final de março.

Servidores de Aiuaba protestam pedindo a extinção da previdência municipal

Aiuaba fica localizada na Região do Cariri
Servidores municipais da Prefeitura de Auiuaba, no Cariri, estiveram participando de uma manifestação pelas ruas da cidade, utilizando faixas e apitos pedindo a extinção do regime de previdência municipal, que foi instituído na gestão do então prefeito Ramilsom Araújo Moraes. Após o ato, os servidores foram ao prédio da Câmara Municipal, tentam sensibilizar os legisladores pela não aprovação do projeto.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Aiuaba, Wilson Quirino, se disse preocupado com o regime de previdência municipal. "Temos plena convicção que esta tese não dar uma segurança aos trabalhadores do serviço público, tendo em vista o rombo já evidenciado em algumas cidades, como Fortaleza. Como fazemos parte da base do  sindicato dos servidores nos municípios de Antonina do Norte, Saboeiro e Aiuaba, já estamos indo ao Ministério Público, pedindo providências sobre isto. Também solicitamos aos vereadores de Aiuaba uma audiência pública para discutirmos este assunto. Infelizmente, o projeto de lei foi enviado e aprovado pelos próprios legisladores, então estamos pedindo aos parlamentares que revoguem esta lei aprovada e sancionada pelo ex- prefeito", disse.
Quirino, afirmou categoricamente não acreditar que o município de Aiuaba, possa ter seu regime de previdência própria, porque tem interesses afins, e não estão pensando nos trabalhadores, e sim como irá com este regime de previdência melhorar a gestão publica.   Para decepção dos servidores municipais, após vários debates entre os legisladores, a presidente do poder legislativo municipal determinou o encerramento da seção sem discutir o projeto.
(Colaborou  Amaury Alencar) 

Senador Inácio Arruda e PC do B são condenados pela Justiça Eleitoral

Senador Inácio Arruda foi multado em R$ 8 mil.

A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) obteve, junto à Justiça Eleitoral, a condenação do senador Inácio Arruda e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) por propaganda eleitoral antecipada. O senador e a agremiação terão de pagar, cada um, multa de R$ 8 mil, além de ficarem proibidos de distribuir a revista que foi lançada, em janeiro, no Mercado dos Pinhões de Fortaleza, durante uma reunião de prestação de contas de mandato que serviu, segundo entendimento da Justiça, como ato de propaganda irregular.
De acordo com o juiz auxiliar da propaganda, Carlos Henrique Garcia de Oliveira, autor da sentença, "a distribuição das revistas que abordavam a atividade parlamentar aliada ao teor dos discursos proferidos pelos correligionários do senador Inácio Arruda em palanque, anuncia antecipadamente sua candidatura à reeleição, possuindo o condão de induzir o eleitorado a considerá-lo como o candidato mais apto a ocupar o cargo de senador".
Antes da decisão, a PRE já havia obtido liminar determinando que fosse suspensa a distribuição da revista e que o partido e o senador se abstivessem de realizar outros eventos semelhantes ao que foi promovido no dia 30 de janeiro. A legislação eleitoral não proíbe a prestação de contas de parlamentares, entretanto, as provas apresentadas no processo, como afirma o juiz, "revelaram de forma contundente que ocorreu propaganda eleitoral antecipada, em infringência ao disposto no art. 36 da Lei das Eleições".
Para a procuradora regional eleitoral auxiliar Nilce Cunha Rodrigues, autora da representação, é surpreendente que um senador cujo mandato se encerrará no final de janeiro de 2015 se disponha a fazer uma "prestação de contas" no mês de janeiro de 2014, restando ainda um ano de mandato a ser cumprido. "Parece razoável o entendimento de que prestação de contas deve ser feita na ocasião em que se finda o mandato, até por que, nesse período restante, para o bem ou para o mal, muitas ações ainda podem vir a ser praticadas", completa Nilce.
De acordo com a PRE, por ser declaradamente pré-candidato à reeleição no próximo pleito, o senador e o seu partido político estão sendo beneficiados com a exposição de seus nomes e de suas imagens aos eleitores, com a mensagem de que o candidato é um político apto e, sobretudo, preocupado com os interesses daquela comunidade, havendo, inclusive, se dedicado à obtenção de volumosos recursos destinados às necessidades e ao bem comum da coletividade.
Por se tratar de uma decisão de primeira instância, o senador e o partido ainda podem recorrer da decisão que os condenou por propaganda eleitoral antecipada.
(PRCE)

Além do colorau TCM descobre compras abusivas de batata inglesa e alho em Santana do Cariri

Não foi colorau que a Secretaria de Educação de Santana do Cariri teria comprado de forma excessiva. Técnicos da Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que estão no município desde a segunda-feira (24) fiscalizando os lotes das compras realizadas em 2013, após um levantamento preliminar, constataram que houve compras abusivas também de alho e batata inglesa.
 Toda mercadoria foi adquirada pelo Fundo Municipal de Educação da Prefeitura de Santana do Cariri, através do programa Compra Direta, que permite a aquisição de 30% dos itens que compõem a merenda escolar seja adquirida junto a agricultores do município.
A fiscalizou já levantou que houve a compra de 1 tonelada de colorau, aos invés 889 quilos divulgados anteriormente pela imprensa; 1,6 tonelada de batata inglesa e 790 quilo de alho para merenda escolar. Caso sejam constatadas irregularidades, o TCM instaurará processo para apurar responsabilidades.
Nesta terça-feira, a prefeita de Santana do Cariri, Daniele Machado afastou por tempo indeterminado a secretária de Educação, Ana Sisnando, que autorizou a compra da mercadoria. Daniele Machado quer apurar como se deu as compras.

Senador Eunício Oliveira conversa ainda hoje com o ministro da Aviação Civil sobre aeroporto de Juazeiro do Norte

Senador Eunício será recebido em Brasília pelo ministro da Aviação Civil.
O senador Eunício Oliveira (PMDB) vai ser recebido nesta tarde de terça-feira (25), em Brasília, pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. O senador vai pessoalmente pedir empenho de Moreira Franco, no sentido de que seja liberada a verba de R$ 15,8 milhões que havia sido prometida pela Infraero para pagar as indenizações aos moradores próximos ao Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.
No último dia 18, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale anunciou ao prefeito Raimundo Macedo, que dinheiro havia sido contingenciado pelo Ministério do Planejamento para ser investido em outro setor.
a notícia trouxe preocupação, pois de acordo com o cronograma exigido pela Justiça Federal para o depósito do dinheiro, o prazo se expira no dia 17 de março.
Desde então, políticos e empresários da região estão em alerta para garantir o repasse da verba.

Prefeita afasta secretária que autorizou compra dos 889 kg de colorau

A prefeita Daniele Machado adotou medida preventiva para apurar a compra do colorau.
A denúncia da compra excessiva de 889 quilos de colorau levou a prefeita de Santana do Cariri, Daniele Abreu Machado, a afastar de suas funções por tempo indeterminado a secretária de Educação, Ana Maria Sisnando de Melo, que no final de 2013, autorizou a compra da mercadoria junto a agricultores do municipio, através do programa Compra Direta, que dispensa licitação.
O colorau, que não tem possui valor nutritivo foi adquirido pela Secretaria de Educação por R$ 5,1 mil para ser distribuído na merenda escolar do município.
Nesta terça-feira (25), a compra do colorou ganhou destaque na imprensa estadual depois das denúncias feitas pelos vereadores de oposição Arclébio Dias (PSD), Vicente Brilhante (PSD) e  Gilvaneide Sisnando (PR).

Segundo a prefeita, o afastamento se faz necessário para que a administração municipal possa apurar o fato e caso seja constatada alguma irregularidade, o município vai tomar as providências cabíveis.

SAAEC regulariza abastecimento d´água no bairro do Sossego

Operários da SAAEC  consertaram a tubulação que havia apresentado defeito (Foto: Divulgação)
“A população do bairro Sossego, em Crato,  enfrentou dificuldades devido à falta de
abastecimento de água no último final de semana. A Sociedade Anônima de
Água e Esgoto do Crato (SAAEC), visando diagnosticar o problema,
trabalhou intensamente no local e deslocou equipes exclusivas para
executar os serviços.
Entretanto, mesmo com o empenho dos trabalhadores,  foi difícil encontrar o defeito. Apenas no sábado (22.02), as equipes do órgão conseguiram detectar o vazamento. A falta de água foi provocada pela quebra da adutora que abastece o bairro.
Como o líquido estava escorrendo para antigos bueiros existentes
na comunidade, a SAAEC precisou realizar análises técnicas, percorrer os
bueiros e utilizar uma máquina retroescavadeira para normalizar o
problema.
A SAAEC agradece pela compreensão dos moradores da localidade e afirma que está trabalhando para melhorar os serviços prestados aos usuários, comprometendo-se com a remoção das redes subterrâneas.”.


(Assessoria de Imprensa da SAAEC)

93 veículos são apreendidos pela PM durante o final de semana

Agentes da Demutran e PMs realizaram as blitzes em pontos de Juazeiro do Norte. (Foto: Divulgação)
Deflagrada no início do mês de fevereiro, a Operação Blitz, Barreira e Saturação tem apresentado índices positivos, através do 2º BPM (Juazeiro do Norte). Durante o final de semana (22 e 23), a Polícia Militar realizou prisões e apreendeu pessoas, armas, entorpecentes e 93 veículos em diversos bairros da cidade.
A dupla formada por Cícero Romário Cabral Pereira, 18 anos, e um adolescente de 17 anos, iniciais Y.B.S, foi  abordada na última sexta-feira, dia 21. Com o adolescente foi encontrada uma porção de cocaína, além de um revólver calibre 32, contendo duas munições intactas e três deflagradas. Com o segundo acusado, foi encontrada uma trouxinha de maconha e a quantia de R$ 50,00. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
No sábado, dia 22, o adolescente G.V.S, 16 anos, foi apreendido durante uma abordagem no bairro Timbaúbas, portando um revólver calibre 38, cano reforçado, contendo quatro cartuchos intactos. Por volta das 06h20min, Reginaldo da Silva Santana, 25 anos, foi preso no bairro Triângulo armado de revólver calibre 38, contendo cinco cartuchos intactos.
Os veículos apreendidos foram encaminhados para o pátio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
(Com informações da Assessoria do 2º BPM)

Raimundão segue recomendação do TCM e do MP e não fará festa de Carnaval

Raimundão diz que Carnaval não é prioridade. (Foto: Flavio Pinto)
O Prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB) decidiu seguir o que aconselha o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público e não vai realizar festa de Carnaval em 2014.
Para Raimundão, Juazeiro não tem tradição na folia por ser naturalmente uma terra de oração e fé. “No Carnaval as pessoas que vêm pra cá são para visitar o horto e as igrejas. São romeiros”, disse o prefeito acrescentando que não acha justo o município gastar com a folia tendo outras necessidades mais urgentes.
Além de Juazeiro, até agora, outras sete cidades cearenses desistiram do Carnaval por questão de economia. São elas: Aquiraz, Aurora, Baixio, Farias Brito, Groaíras, Hidrolândia e Itapajé.
Quase todas elas, com exceção de Aquiraz por contas das praias, não têm tradição de realizar festas no Carnaval ou não têm grande procura de foliões.

Os demais municípios que decidiram manter a realização das festas apesar das recomendações do Ministério Público do Ceará (MP-CE) terão de enviar ao TCM, até amanhã, informações sobre a situação econômica que justifiquem a viabilização desses eventos.
As informações solicitadas às 44 prefeituras que decidiram manter o custeio de festas de Carnaval devem incluir explicações detalhadas sobre o custo-benefício da iniciativa, incluindo histórico do volume de visitantes recebidos durante esse tipo de festejo e crescimento da arrecadação local.

Ministério Público do Trabalho vai realizar oficina de capacitação contra o trabalho infantil

Procurador Antônio Oliveira está no Cairi

Com  a presença do procurador-chefe da Procuradoria do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antônio de Oliveira Lima, o MPT realiza nesta quinta-feira (27), em Juazeiro do Norte, uma Oficina de Capacitação para conselheiros tutelares e pessoas que trabalham com a infância e a juventude na Cariri, como agentes e coordenadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)..
O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre a exploração da mão de obra infantil, principalmente em Juazeiro do Norte, onde o MPT tem registrado diminuição nos números de flagrantes contra comerciantes acusados de explorar crianças e adolescentes nas ruas da cidade.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Samu de Juazeiro será inaugurado neste sábado de Carnaval

As primeiras unidades de ambulâncias começam a chegar nesta quinta-feira a Juazeiro

Agora é oficial.
Depois de mais de dois anos de espera, finalmente a Região do Cariri vai ganhar seu Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Neste sábado (1/3), será inaugurado em Juazeiro do Norte, a unidade central do Samu n região.
O local já foi preparado pelo prefeito Raimundo Macedo, que investiu mais de R$ 200 mil na reestruturação do prédio da antiga Usina Zé Bezerra, no bairro Franciscanos.
As primeiras ambulâncias, de um total de 66, que irão se integradas ao órgão começam a chegar a Juazeiro nesta quinta-feira (27). O órgão recebe até as 17 horas desta terça-feira (25), inscrições para profissionais que queiram trabalhar no Samu. Há vagas para médico, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, motoristas socorristas, entre outras profissões.
O Samu de Juazeiro era esperado desde 2012, quando na época políticos chegaram a anunciar a chegada do órgão, mas que só agora, com o esforço e empenho do prefeito Raimundo Macedo e do secretário de Saúge Giovanni Sampaio, o Samu chega finalmente ao Cariri.
O Samu atenderá chamadas de urgências através do fone: 192

MP faz recomendações a donos de clubes, casa noturnas e bares para programação de Carnaval

"O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça Juliana Silveira Mota, enviou nesta segunda-feira (24) uma recomendação aos proprietários de clubes, boates, casas noturnas e bares onde serão realizados eventos de Carnaval em Barbalha. O pedido é para que não seja autorizada a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis nesses locais. A medida atinge festividades com ou sem cobrança de ingresso.
A recomendação foi um dos encaminhamentos dados em uma audiência pública realizada na última sexta-feira (21), na sede da Promotoria de Justiça de Barbalha. Além de Juliana Mota, o encontro contou também com a presença do juiz Leonardo Afonso Francis de Freitas e de representantes do Conselho Tutelar, do Juizado da Criança e do Adolescente, da Polícia Militar, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Secretaria Municipal de Ação Social. Uma nova reunião deve ocorrer amanhã (25), às 14 horas, no mesmo local, para definir um plano de ação dos órgãos envolvidos.
Segundo a recomendação, o controle de acesso de crianças e adolescentes nas festas de Carnaval deve ser feito mediante apresentação dos documentos de identidade. No caso de ausência de documento ou dúvida quanto a sua autenticidade, o acesso não deverá ser permitido. A orientação também é para que os pais ou responsáveis levem os menores de 16 anos quando saírem da festa, de modo que não os deixem permanecerem desacompanhados no local.
O MP recomenda ainda que sejam afixados, em local visível ao público, cartazes alertando a proibição de venda ou fornecimento de bebida alcoólica às crianças e aos adolescentes. Além disso, deve ser assegurado o livre acesso do Conselho Tutelar e de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e de órgãos de segurança pública aos estabelecimentos onde serão realizados os eventos de Carnaval. Em caso de descumprimento, o MP adotará as medidas judiciais cabíveis".
(MPCE)

Chances de chuvas ficarem abaixo da média no Ceará permanece em 40%

As chances de chover abaixo da média histórica no Estado do Ceará em março, abril e maio são de 40%, segundo o prognóstico apresentado nesta segunda-feira (24) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A probabilidade de haver chuva acima da média é de 20% e, na média, 40%.
Em relação ao primeiro prognóstico do ano, divulgado em janeiro, as chances de chover abaixo da média permaneceram no mesmo percentual e, de o estado receber chuvas acima da média caíram. O prognóstico de janeiro apontou 40% de probabilidade de chover abaixo da média em fevereiro, março e abril; 25%, de ficarem acima da média e, 35%, na média. As chuvas que ocorreram no período devem se concentrar no Noroeste e no Sul do estado.
Em 2012 e 2013, a Funceme havia previsto chuvas abaixo da média em todo o estado, o que foi confirmado. Por falta das chuvas constantes, o Ceará sofre atualmente uma das maiores secas do Estado; em janeiro, 178 das 184 cidades cearenses haviam decretado situação de emergência por causa da estiagem.

(G1)

Procuradoria Geral de Justiça segue investigando "mensalinho" mesmo diante do silêncio dos vereadores do Crato

O procurador Maurício Carneiro esteve no Crato para tomada de depoimentos.

Nos dias 20 e 21 passados, a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e o Ministério Público do Crato ouviram os depoimentos de 14 pessoas no processo que apura o "Mensalinho do Crato".
No primeiro dia, os nove vereadores supeitos de terem recebido R$ 50 mil para desaprovar as contas do ex-prefeito Samuel Araripe, se reservaram o direito de permanecer calados e nada disseram em depoimento ao procurador Maurício Carneiro e aos promotores Raimundo Parente e Lucas Azevedo.
No segundo dia, (sexta-21), foram ouvidos o vereador Guer, o ex-prefeito Samuel Araripe, o enteado do ex-prefeito, Davi Araripe e a testemunha identificada por Paulo da AABEC. Dos quatro, o depoimento mais importante foi do ex-gestor, que confirmou as denúncias e apresentou novas provas, cujo conteúdo foi mantido em sigilo pelo procurador Maurício Carneiro.
O procurador considerou as denúncias como graves, mesmo diante do silêncio do vereadores e não está descartada a possibilidade do MP renovar o pedido de afastamento dos cinco vereadores e incluir nesse segundo pedido à Justiça que os outros quatro vereadores denunciados sejam atingidos pela medida.

Lançado DVD sobre o 13º Interclesial de CEBs, acontecido em Juazeiro do Norte

O DVD já pode ser adquirido na internet

A Verbo Filmes acaba de lançar o DVD “Memória do 13º Intereclesial de CEBs”, realizado no período de 7 a 11 de janeiro passado, em Juazeiro do Norte.
Com o tema “Justiça e profecia a serviço da vida”, o evento reuniu, mais de 5 mil pessoas. “Juazeiro do Norte, terra de missão do padre Cícero, rincão acolhedor de tantos romeiros e romeiras, torna-se palco de um dos maiores eventos da Igreja Latino-americana”, diz um trecho da apresentação do DVD. 
No mês de janeiro de 2014, em meio às comemorações dos cinquenta anos do Concílio Vaticano II, este Intereclesial aconteceu sob o signo de um novo tempo, de uma verdadeira primavera eclesial iniciada com a eleição do papa Francisco.
Com este DVD é possível visitar e revisitar este Intereclesial que, como disse dom Fernando Panico, bispo de Crato em sua homilia final, “foi um grande Pentecostes na caminhada da Igreja”.

Serviço:
DVD Memória do 13º Intereclesial de CEBs
Realização: Verbo Filmes
Pedidos e informações:
Tel.: (11) 5182.5744 ou 3774.6025

Corpo é encontrado boiando dentro de rio em Barbalha

O corpo foi removido para o IML sem identificação. (Foto: Padim)

No início da manhã desta segunda-feira (24), populares depararam-se com o corpo de um homem , boiando nas águas do rio Salanca, às margens da CE-060, em Barbalha.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e fez o resgate, mas a vitima não portava identificação. O corpo foi levado para o IML à espera de familiares.

Comunidade da Ponta da Serra recebe rede adutora e reservatório com capacidade de armazenas 50 mil litros de água

A Sociedade Anônima de Água e esgoto do Crato (SAAEC) entregou na última sexta-feira (21),à comunidade de Ponta da Serra a obra que está levando água para todas as residências do Distrito. A comunidade compareceu em massa para inauguração de um poço amazonas, um reservatório com capacidade para 50 mil litros de água e uma rede adutora.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), a presidenta da SAAEC, Janaina Fernandes, vereadores, secretários municipais, lideranças locais e a população de forma geral. Janaína Fernandes disse que a obra irá solucionar o problema que há anos incomodava os moradores da localidade.
Já segundo o prefeito, o trabalho realizado pela SAAEC vem sendo fundamental para a mudança dos cenários na zona rural do Crato. Ele afirmou que outras localidades também irão receber projetos que visam a qualidade de vida da população.
(Assessoria de Imprensa do Crato)

Vereadores de Juazeiro do Norte criam comitiva para ir pedir apoio dos deputados estaduais na luta pelo aeroporto

Claudionor Mota (PMN) vai integrar a comitiva. (Foto: Flávio Pinto)

Juntar forças.
Essa é a proposta do grupo de vereadores de Juazeiro do Norte que nesta-quarta-feira (26), será recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), em Fortaleza.
Os vereadores querem sensibilizar os deputados estaduais no sentido de reforçar a luta pela liberação por parte do Governo Federal dos R$ 15,8 milhões a ser destinado ao pagamento das indenizações dos moradores próximos ao Aeroporto Regional do Cariri.
No dia 18 de fevereiro, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, informou que a verba prometida para ampliação do aeroporto de Juazeiro havia sido contingenciada pelo Ministério do Planejamento.
O convite partiu do próprio presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, durante o lançamento da Campanha Ceará sem Drogas, realziada no Crato, na útlima sexta-feira (21).
Em dezembro do ano passado, o vereador Claudionor Mota (PMN), já havia levantado a possibilidade de se criar uma comitiva para ir à Assembleia Legislativa para buscar apoio não só para a questão do aeroporto, mas bem como para várias reivindicações do município juntos aos deputados estaduais.
Nesta segunda-feira (24), o vereador Capitão Vieira Neto (PTN), presidente da Câmara Municipal de Juazeiro deve anunciar o nomes dos parlamentares municipais que irão fazer parte da comitiva. A ideia é levar todos que estiverem disposta a se engajar na campanha.
Além dos vereadores de Juazeiro do Norte, o presidente do Poder Legislativo está também convidando os vereadores do Crato, Barbalha, Caririaçu e de Missão Velha para irem a Fortaleza.
 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Estiagem faz com que Governo do Estado negue apoio à prefeituras no Carnaval, mas apoia shows de artistas internacionais em Fortaleza

Nesse período de pré-carnaval, tem muito empresário dono de bandas de forró furioso e “atirando pedras” no Governo do Estado, que decidiu seguir a linha recomendada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Desde o final da primeira quinzena de fevereiro, o TCM recomenda às prefeituras cearenses que, cancelem as licitações para o Carnaval.
Diante disso, o Governo estadual tem cancelado apoio financeiro com alguns municípios que decretaram estado de emergência por conta da estiagem em 2013 e outros tantos estão com salários dos servidores atrasados.
Não é justo que o Ceará atingido pela seca há dois anos, promova Carnaval em cidades onde falta água até pra beber. O tema é polêmico e tem que ser discutido com mais profundidade.
 Vejamos por exemplo, o caso do município de Várzea Alegre, onde até poucos dias faltava água potável pra população, mas a Prefeitura está investindo cerca de R$ 1 milhão na contratação de bandas e na realização da festa. Somente uma delas, recebeu R$ 200 mil, para tocar numa única noite.
A queixa dos empresários é que enquanto contratos são cancelados com as prefeituras, o próprio Governo do Estado apóia a vinda de bandas e artistas estrangeiros para shows em Fortaleza, como é o caso do inglês Elton John, que se apresenta nesta semana na Capital.

Muito estranho.
Cabe ao TCM também pedir o fim desse tipo de apoio.

Jovem de 20 anos é morto e outros dois saem feridos no bairro Franciscanos

Teve violência também na cidade de Juazeiro do Norte, na noite de sábado (22). Foi no cruzamento das ruas do Limoeiro com São Geraldo, no bairro Franciscanos.
O caso aconteceu pouco depois das 21 horas, onde a Polícia acionada por moradores após ouvirem alguns disparos de arma de fogo. No local, Romário Fernandes dos Santos, 20; havia sido atingido no peito e outros dois adolescentes baleados nas pernas.
Romário foi socorrido pelos moradores, mas morreu alguns minutos depois de ter dado entrada no Hospital Regional do Cariri (HRC). Já os adolescentes M.V.O e I.O.G., ambos de 17 anos foram feridos sem gravidade e nesta manhã de domingo acabaram sendo liberados.

Os acusados são quatro pessoas, sendo uma delas, uma mulher, que estavam em duas motos. Os quatro fugiram logo em seguida. Agora a Polícia vai interrogar os sobreviventes para saber o motivo do crime.

Adolescente de 15 anos é executado a tiros no Crato

A Polícia do Crato está à procura de dois jovens identificados por Deinha e Geraldinho, acusados de praticarem um homicídio  na noite de sábado (22), no bairro Gisélia Pinheiro, naquele município.

O homicídio ocorreu por volta das 19h30min, na Rua São Raimundo. A vítima foi identificada como sendo o adolescente Anderson Taveira da Silva, de 15 anos. Ele foi morto com quatro tiros disparados pelos acusados que fugiram de moto após a prática do crime. A Polícia ainda não sabe o que teria motivado o crime.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Denúncia leva Polícia prender quadrilha acusada de homicídios e tráfico no Crato

Os acusados foram levados para a delegacia do Crato. (Foto: Michel Dantas)
No Crato, a Polícia anunciou neste sábado (22), a prisão de quatro homens acusados de assassinatos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As prisões ocorreram pela manhã, na Rua Vereador Sebastião Marciel Lopes, na comunidade Moro da Coruja, no Bairro Muriti, após denúncias de populares.
Os acusados foram flagrados com armas, munições, drogas e são suspeitos de práticas de homicídios em Crato e Juazeiro do Norte. Foram presos: Gledson Rodrigues da Silva, o "Guéga", 19; Raimundo Pereira de Sousa, o "Netinho", 20;  Rodrigo Duarte Silva, 26; e Carlos Ítalo da Silva, o "Carlinhos", apontado pela Polícia como o líder do grupo.
De acordo com informações da Polícia, os dois últimos homicídios ocorridos recentemente na cidade do Crato são atribuídos ao grupo. O primeiro ocorreu na quinta-feira (13) de fevereiro deste ano, em frente ao Bar Duas Irmãs, no bairro Pinto Madeira, que teve como vítima o ex-presidiário Francisco Kleber Dutra Brito, que foi executado a tiros de escopeta.
O outro homicídio ocorreu uma semana depois, no último dia 20, na comunidade do Morro da Coruja, no bairro Muriti. A vitima foi Cícero Silvan Brás da Silva, 50. Ele foi executado com três tiros na cabeça. Nos dois caos, a Polícia diz que a motivação dos crimes foi dívidas com drogas.

TCM indica que Juazeiro do Norte e Crato atingiram zona de alerta

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará publicou o relatório de acompanhamento gerencial dos 184 municípios cearenses, baseado no SIM (Sistema de Informações Municipais) que mostra o comprometimento das despesas com folha de pessoal em relação à receita corrente líquida em todo o ano de 2013.
Com medidas consideradas arrojadas, o prefeito Raimundo Macedo ((PMDB) conseguiu recolocar o município dentro do limite que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% para o Poder Executivo de toda sua arrecadação para ser gasto com o funcionalismo municipal. Hoje Juazeiro gasta 52,85%. Em setembro esse percentual havia ultrapassado a casa dos 54%. Raimundão terceirizou serviços, cortou gastos com pessoal e retirou de 10 a 30% do vencimento do servidor nomeado.
Crato, o prefeito Raimundo Gomes de Mattos não precisou fazer cortes, mas pela primeira vez, o índice ultrapassou a casa dos 50% da arrecadação. Hoje está , assim como Juazeiro na na zona de alerta, com 51,06% comprometido.
Segundo o TCM, a situação de alguns municípios é preocupante. O raio x da gastança em 2013 deixa apenas 32 municípios dentro do limite que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (linha verde);  97 estão na zona de alerta (linha amarela) e 55 municípios estão gastando mais do que podem (linha vermelha).
Confira os gastos.
Fonte: TCM


Publicado edital do concurso para juiz substituto

Por indicação da OAB-Ce, advogado Leandro Vasques faz parte da comissão do concurso
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) publicou, sexta-feira (21), no Diário da Justiça Eletrônico, o edital do concurso para juiz substituto do Poder Judiciário Estadual. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), de 26 de fevereiro a 27 de março deste ano.
Ao todo, são ofertadas 80 vagas (quatro para pessoas com deficiência) e formação de cadastro reserva. O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável a critério do TJCE, por igual período. Um dos requisitos para o cargo é a comprovação da atividade jurídica pelo período mínimo de três anos.
O valor da inscrição é R$ 227,00. As pessoas que têm direito à isenção devem preencher formulário disponível no site da organizadora do concurso, de 26 de fevereiro a 6 de março de 2014. O candidato deficiente que necessitar de condição especial para realização da prova deverá enviar solicitação até o último dia das inscrições, encaminhando laudo médico original ou cópia autenticada, que comprove a deficiência alegada, o grau ou nível da deficiência, a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a provável causa.
O concurso terá as seguintes etapas: uma prova objetiva; uma discursiva (sentença cível e criminal); inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; prova oral e avaliação de títulos.
A prova objetiva deve ocorrer no dia 25 de maio. O gabarito oficial está previsto para ser divulgado no dia 28 do mesmo mês.
A Comissão do Concurso tem à frente o vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva. Também fazem parte os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Francisco Suenon Bastos Mota e Washington Luis Bezerra de Araújo (membros titulares), Carlos Alberto Mendes Forte e Mário Parente Teófilo Neto (membros suplentes). O advogado Leandro Duarte Vasques representa a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE).

Falta de viatura faz policiais de Santana do Cariri trabalharem a pé

"A sensação de medo e insegurança está dominando no município de Santana do Cariri, os 17 mil e 200 habitantes que residem na sede e na zona rural, estão apreensivos com o clima de insegurança que está sendo vivenciado pelos moradores, na cidade as famílias vivem intranquilas e não conseguem ter mais a paz que antes tinham.
Os comerciante Cícero de Salu, denuncia que os comerciantes estão sendo vitimas do medo e tem que viver refugiados em seus estabelecimentos comerciais, porque os assaltos estão sendo feitos em plena luz do dia, recentemente fui assaltado onde levaram 13 mil reais, eles chegaram colocaram o revólver em minha cabeça e pediram para que eu desse o dinheiro, ou caso contrário eles me matariam como o meu estabelecimento no momento do assalto, tinha várias pessoas temi pela vida delas então fiquei refém dos assaltantes, nós comerciantes estamos trabalhando intranquilos porque quando percebemos que vem gente de fora isto já nos assusta, nunca vivemos em uma situação como está aqui é um caos total, e o pior de tudo é que o governo do Estado, fechou os olhos para o problema.
A cidade, não conta atualmente se quer com uma cadeia publica, quando os detentos são pegues em flagrante tem que serem levados para os municípios de Nova Olinda ou Altaneira, ambos distante 13 kms de Santana do Cariri, ou encaminhado para o município do Crato, os boletins de ocorrência estão tendo que serem feitos na delegacia regional de policia civil em Crato, que fica distante 53 kms porque no município não faz mais, a reforma da cadeia publica está com suas obras paradas há mais de 3 anos, e como se isto não bastasse os policiais militares que fazem a segurança do município, estão sem viatura para trabalhar e andando a pé, o que aumenta ainda mais o clima de intranquilidade, tendo em vista que o município, possui uma área de 900 kms de extensão territorial e está totalmente descoberta, além de fazer divisa com o Estado do Pernambuco.
( Amaury Alencar) 

Câmara faz entrega de títulos à profissionais da imprensa

Profissionais da imprensa foram homenageados na Cåmara Municipal. (Foto: Flávio Pinto)

Em solenidade realizada na noite da sexta-feira (21), a Cåmara Municipal de Juazeiro do Norte fez a entrega de sete títulos honorários de Cidadãos Juazeirenses, a seis profissionais da imprensa e um advogado. A solenidade foi presidida pelo  vereador Capitão Vieira Neto (PTN) e coube ao prefeito Raimundo Macedo fazer entrega do titulo ao juiz de Direito, Antônio Eymard de Lima.
O jornalista Franzé de Sousa emociou a platéia ao lembrar da infância difícil ao ter que conciliar a agricultura e os estudos. Lembrou ainda do início da carreira no rádio em Várzea Alegre e a pasagem por cada emissora até chegar no Sistema Verdes, em Fortaleza, onde hoje é conhecido carinhosamente "A cara do Cariri". Apelido dado por ninguém menos do que Marcos Gomide, diretor de jornalismo da TV Verdes Mares.
Também foram homenageados os radialistas Jota Luiz, Silvino Neves, Wilson Melo, Cícero Lúcio e o advogado Hermano Tavares.
Neste sábado (22), os agraciados se confraternizam com amigos, familiares e colegas na residência do jornalista Demontier Tenório.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Presidente da Assembleia Legislativa vai receber vereadores de Juazeiro para tratar da liberação da verba do Aeroporto Regional do Cariri

Zezinho que unir deputados e vereadores na luta pelo aeroporto de Juazeiro.

De passagem pelo Cariri, onde daqui a pouco participa da Campanha Ceará sem Drogas, no Crato, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), acaba de anunciar neste início de tarde desta sexta-feira (21), que na próxima quarta-feira (26), às 17 horas, irá receber uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
O objetivo é tentar juntos, vereadores e deputados, reaver perante a Infraero, o dinheiro (R$ 15,8 milhões), que o órgão havia prometido para indenizar os proprietários de terrenos próximos ao Aeroporto Regional de Juazeiro do Norte, mas que na terça-feira (20), o presidente do órgão, Gustavo do Vale, disse que a verba havia sido destinada para outro setor da administração pública federal.
Zezinho Albuquerque disse ainda que logo retorne à Fortaleza, no mais tardar a segunda-feira (24), ele irá levar pessoalmente o assunto ao governador Cid Gomes (Pros). A ideia é que o grupo ganhe adesão de Cid e que esse, juntamente com a bancada federal do Ceará, possa pressionar a Infraero e o Governo Federal para relocar o dinheiro que havia sido prometido.

IFCE está com inscrições abertas para concurso público de professores efetivos e temporários

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para processo seletivo simplificado para a contratação de professores efetivos e temporários. São ofertadas 44 vagas distribuídas para os campi de Crato, Juazeiro do Norte, Acaraú, Aracati, Camocim, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tauá, Ubajara e Umirim.
As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março exclusivamente pelo site do órgão. A seleção será feita por meio de desempenho didático (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (classificatória).
As oportunidades são para áreas de artes plásticas; filosofia; língua inglesa; língua portuguesa; sistemas de computação; matemática; física; construção civil; dentre outras.
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e poder ser paga em qualquer agência bancária.
Os candidatos podem pedir a isenção da taxa de registro nesta sexta-feira (21), conforme o edital da seleção. O processo seletivo também oferta vagas para pessoas com deficiência. A data da prova de desempenho didático será divulgada no dia 17 de março no site do IFCE.


Casagrande chega ao Crato para fazer palestra na Campanha Ceará sem Drogas

Casagrande fará palestra sobre drogas no Crato.

Com as presenças do  presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), da assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado, Socorro França e do ex-jogador e comentarista da TV Globo, Walter Casagrande, o município do Crato recebe às 15 horas, desta sexta-feira (21), a Campanha Ceará sem Drogas.
O evento acontece no ginásio da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes, no bairro São Miguel e o encontro, que será comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros).
A comunidade poderá assistir a palestra de Casagrande, que irá compartilhar com os presentes suas experiências com as drogas e falar sobre o período que passou em tratamento para a desintoxicação.

Casagrande foi internado várias vezes e, em 2007, passou um ano sendo tratado contra a dependência química. “Essa campanha é essencial, porque o esclarecimento é o mais importante”, afirma o ex-jogador.
A Campanha Ceará sem Drogas foi lançada no dia 31 de janeiro deste ano, em Fortaleza, com o intuito de mobilizar a sociedade sobre a prevenção e o combate aos entorpecentes. Além do Crato, a comitiva irá visitar mais sete municípios, entre eles, Sobral e Limoeiro do Norte já estão confirmados.

Operação da PM e PF apreende 18kg de pasta de cocaína e prende seis acusados de tráfico

A operação doi realizada na quinta-feira (20), em Iguatu. (Foto: SSPDS)
Uma operação conjunta  na cidade de Iguatu, na Região Centro-Sul do Estado, envolvendo as polícias Militar e Federal resultou na apreensão de 18 quilos de pasta base de cocaína e R$ 18 mil em espécie. Quatro pessoas foram presas duas mulheres e quatro homens e segundo a PF, a quadrilha estaria diretamente ligada ao tráfico de drogas nas regiões Centro-Sul e a Capital do Estado.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a operação aconteceu na quinta-feira (20), na localidade de Sítio Várzea Grande, distrito de José de Alencar, município de Iguatu. Um morador da localidade recebia a quantia de R$ 2 mil para guardar a droga, que era repassada depois à quadrilha de traficantes.
Três dos acusados presos são de Fortaleza e, de acordo com o monitoramento da Polícia Federal, a droga seria oriunda da Região Norte do país. O material chegou no sítio na madrugada de quarta-feira (19) e, em seguida, seguiria para a Capital, onde seria desdobrada em pelo menos 40 quilos de cocaína.
No decorrer da operação, um dos envolvidos foi baleado na perna, sendo socorrido pelos policiais e encaminhado ao Hospital Regional de Iguatu, onde se encontra internado sob cuidados médicos e não corre risco de morte.

O restante dos envolvidos foi conduzido para a sede do Ibama, por ser um órgão da esfera federal, para a lavratura dos procedimentos legais.

Abandono e escuridão na Praça do Socorro

Bulhões denuncia a escuridão e o abandono da praça do Socorro
Um dos locais mais importantes na cidade de Juazeiro do Norte, justo onde está sepultado o Padre Cícero Romão Batista, virou um ponto de consumo de drogas, bebedeira e assaltos. O local, segundo os moradores das redondeza, está completamente abandonado e a escuridão predomina. Desde o início das obras do chamado “Roteiro da Fé”, a praça do Socorro tem sido alvo de constantes reclamações. Diante do impasse entre a Secretaria das Cidades e a Prefeitura de Juazeiro que assegura ainda não ter recebido a obra, ninguém sabe a quem reclamar. A igreja, por sua vez, diz apenas que só tem responsabilidade com a Capela de Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro.
Justo no ano em que se comemora o 80º aniversário de morte do Padre Cícero, a praça do Socorro não teve suas obras concluídas, o material usado foi de terceira categoria e a iluminação que deveria está funcionando plenamente, tem sérios problemas. Até o “nicho” (local onde tem uma imagem do Padre Cícero), que estava com sua iluminação improvisada desde março do ano passado, atualmente permanece as escuras. O local é ponto de reflexão dos devotos do Padre Cícero, que reclamam do total abandono a que foi relegado. Segundo o Padre Joaquim Cláudio, o nicho do Padre Cícero é mantido por uma entidade particular e a igreja não intervém em nada. A Secretária de Turismo e Romarias, Marli Bezerra, afirma que vaia tentar encontrar uma solução, para que o 24 de março deste ano o local esteja bem iluminado.
SERVIÇO MAL FEITO
Durante a reforma na praça do Socorro a construtora responsável retirou a instalação elétrica que era subterrânea e iluminava o nicho, não repondo como devia. No 24 de março de 2013, para que a data não passasse as escuras, uma ligação do tipo “gambiarra” foi feito no local e funcionou até o mês passado. Em contato com a Secretaria de Turismo e Romaria, a secretária Marli Bezerra afirmou que está fazendo os levantamentos para encontrar uma solução urgente, para que seja feito um serviço correto no nicho e toda iluminação da praça seja ligada. “Já mantivemos contatos com o Dr. Raimundo Macedo e ele determinou que fizemos um levantamento dos problemas para solucionar imediatamente”, afirmou Marli Bezerra.
Enquanto não se encontra uma solução imediata para o problema, a onda de assaltos continua na praça do Socorro, as pessoas embriagadas e drogadas fazem ponto na porta da capela onde Padre Cícero foi sepultado em julho de 1934 e ali mesmo fazem suas necessidades fisiológicas. Na praça tem uma cabine da Policia Militar apenas de enfeite e a Guarda Municipal numa mais deu o ar de sua graça no local, segundo os moradores que não sabem mais a quem reclamar. “Isso para nossa cidade é uma vergonha. Aqui é um local que deveria ser bem iluminado e com muita segurança”, diz o comerciante Francisco Oliveira Lima, que, diariamente, antes de ir para o trabalho, passa em frente a capela do Socorro para pedir e bênção ao Padre Cícero.
(Roberto Bulhões)

Vereadores saem em defesa do aeroporto de Juazeiro do Norte

Tarso Magno que formar duas frentes para trabalhar em prol do aeroporto. (Foto: Juá da Catingueira)

Os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte decidiram arregaçar as mangas e sair em defesa da liberação dos R$ 15,8 milhões que a Infraero havia prometido indenizar as desapropriações dos imóveis nas imediações do Aeroporto Regional do Cariri.
Na última terça-feira (18), o presidente da Infraero, Gustavo do Vale anunciou em Brasília, ao prefeito Raimundo Macedo e sua comitiva. que o Governo Federal havia transferido os R$ 15,8 milhões para outro setor da administração pública.
O vereador Tarso Magno (PR), que formar na casa, duas frentes de atuações. A primeira se encarregará de solicitar à Justiça Federal a prorrogação por mais 60 dias do prazo para pagamento das indenizações.
A segunda é convocar todos os deputados federais que tiveram expressiva votação em Juazeiro do Norte e juntos buscar uma solução junto a Infraero e ao Governo Federal no sentido de que o dinheiro seja novamente colocado à disposição para o pagamento das indenizações.
Também foi proposto uma audiência pública para discutir o assunto com políticos e empresários da região.
A missão não será fácil.

Câmara concede nesta sexta-feira, título de Cidadão Juazeirenses a jornalistas e radialistas

Nesta sexat-feira (21), é dia, ou melhor, é noite de abraçar os colegas jornalistas e radialistas que serão homenageados com o título honorário de Cidadão Juazeirense. São eles: Franzé Sousa (TV Verdes Mares), Cícero Lúcio (TV Verde Vale), J. Luís (Rádio Tempo), Wilson Melo (Rádio Tempo) e o juiz da comarca de João Pessoa (PB), Eimard de Lima, que durante muitos antes trabalhou em emissoras de rádios de Juazeiro do Norte e em Fortaleza.
A solenidade será às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e será presidida pelo presidente da casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTN). O projeto de lei é de autoria do vereador José de Amélia Júnior (PSL) e estava tramitando na casa desde 2010.
Parabéns a todos.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Parecer da PGE é favorável a continuidade do afastamento dos vereadores Antônio de Lunga e Ronnas Motos

Na sessão da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, desta quinta-feira (20), foi lido o parecer da Procuradoria Geral do Estado, no qual, a procuradora Vangela Fontenele indeferiu o pedido de retorno dos vereadores Ronnas Motos (PMDB) e Antônio de Lunga (PSC), à Cåmara de Juazeiro.
O pedido havia sido encaminhado à PGE pela desembargadora Vera Lúcia Martins, que inicialmente, havia negado o pedido de liminar do advogado Leopoldo Martins, responsável pela defesa dos vereadores afastados.
Com o parecer, a desembargadora, que no momento faz apreciação de forma monocrática, deve agora oficializar o afastamento dos dois parlamentares por tempo indeterminado ou até que o processo seja julgado no plenário do Tribunal de Justiça do Estado.

Mistério: motoqueiro é executado a tiros na estrada do Brejo Seco


Natanael foi executado a tiros. (Foto:Padim)

A Polícia acaba de registrar um caso de homicídio em Juazeiro do Norte, neste início de tarde desta quinta-feira (20).
Foi na estrada do Brejo Seco, que dá acesso ao Sítio Gavião, na zona rural. A vítima foi identificada como sendo Natanel Alves dos Santos, de 23 ano, que foi executado a tiros, quando trafegava numa moto.
A Policia ainda não tem pista dos assassinos e nesta momento faz buscas na região.

Ministério Público pede revogação da licitação do Carnaval de Santa Quitéria

O Ministério Público do Estado do Ceará expediu uma recomendação à Prefeitura de Santa Quitéria pedindo a revogação do procedimento licitatório e da rescisão do contrato referentes ao Carnaval 2014 no Município. Denominado “Carnaquitéria”, o festejo está orçado em mais de R$ 400 mil. O documento foi expedido ontem, dia 19, pelos promotores de Justiça Déric Funck Leite e Luciana Costa Girão Pierre.
Na recomendação, o MP argumenta que a Prefeitura se encontra em situação de déficit financeiro, com pagamentos de salários de servidores em atraso desde 2012, e que desde 2013 não é feita a recomposição dos salários (reajuste de acordo com a inflação). Além disso, destaca que já houve uma decisão judicial favorável a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores, que pedia o pagamento dos valores em atraso, mas o poder municipal alega não ter dinheiro para pagar.
“Após duas reuniões com os secretários de Cultura e Turismo do Município, foi verificado que a Prefeitura pretende realizar um gasto que supera R$ 400 mil com a contratação de quatro bandas de forró, estrutura de palco, banheiros químicos, segurança privada, etc. O Ministério Público manifestou entendimento contrário ao gasto excessivo do dinheiro público com eventos considerados totalmente descabidos frente às reais necessidades da população de Santa Quitéria”, explicam os promotores. Para eles, em vez de gastar dinheiro público com festividades de Carnaval, a administração deveria priorizar investimentos em projetos de erradicação das drogas e da exploração sexual, além de fomentar políticas públicas de saúde e educação.
Ao expedir o documento, o MP concedeu um prazo de 48 horas ao prefeito, Fabiano Magalhães de Mesquita (PMDB), para que ele se manifeste oficialmente acerca da questão, destacando que, caso não haja a rescisão contratual, será ajuizada uma ação civil pública para garantir o respeito ao patrimônio público e apurar abusos cometidos pelos gestores envolvidos no prejuízo ao erário municipal. 
(MPCE).