quarta-feira, 18 de março de 2015

Historiadores do IPHAN fazem avaliação para o tombamento da Festa de Santo Antônio, em Barballha

Foto: Divulgação.

O Secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, recebeu historiadores do IPHAN – Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional, Igor Soares e Ítala Bianca que vieram discutir e levantar novos assuntos concernentes aos estudos sobre o processo de registro da Festa de Santo Antônio, como patrimônio cultural brasileiro.
E para expressar esse reconhecimento, o IPHAN dá continuidade o trabalho de visita e entrevistas na cidade, com personagens que fizeram ou fazem parte da história da festa do Padroeiro de Barbalha, tanto no aspecto religioso, quanto no cultural e social. O tombamento significa o reconhecimento de uma pluralidade da cultura do povo barbalhense, dos mais de 60 grupos folclóricos que fazem parte da cultura popular, e que representam uma das maiores riquezas da história de Barbalha.
O historiador do IPHAN, Igor Soares disse que estar compondo uma das fases de registro da festa, e neste momento específico estar fazendo a escrita do dossiê, um texto que aborda aspectos históricos e culturais da festa.
Igor Soares, afirmou ainda que, o inventário da festa, já foi composto mas, existem algumas lacunas que precisam melhorar, verificar alguns aspectos que não foram contemplados ao longo do estudo, ou seja, do inventário e, hoje, está fazendo algumas entrevistas na cidade, copilando alguns materiais bibliográficos e documentais, para que se possa chegar a maior quantidade possível de elementos para compor o texto oficial de maneira mais densa.
O historiador disse ainda, que quer ao fim do processo até o primeiro semestre deste ano, compor um texto que tenha de fato, uma grandeza, tal qual a própria festa de Santo Antônio.
Para o secretário de Cultura Antônio de Luna, é importante que esse dossiê possa ficar completo, para que na próxima reunião do Conselho Consultivo do IPHAN, Barbalha possa estar dentro do Ministério da Cultura como patrimônio cultural brasileiro. “Isso é um sonho que os barbalhenses têm, e nós aguardamos que ainda esse ano, realmente seja tombada como patrimônio, que trará diversos benefícios para a Festa de Santo Antônio que se tornará ainda mais, grande” disse Antônio de Luna.

Últimas notícias