terça-feira, 19 de maio de 2015

Dengue - Ministério Público obriga moradores de Jardim a receber visita dos agentes de endemias

Equipes de Fortaleza estão reforçando o combate a dengue em Jardim.

A preocupação com o alto índice de infestação de dengue, no município de Jardim, no Sul do Ceará, que segundo dados da Secretaria de Saúde de Município atingiu 3,9% quando o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, levou o Ministério Público a realizar uma ação inédita: os moradores estão sendo obrigados a deixar os agentes de endemias a entrar nas residências para ajudar no combate ao mosquito da dengue.
De acordo dados da Secretária de Saúde de Jardim, do dia 23 de janeiro até o último dia 7, foram notificados 365 casos suspeitos com 149 confirmados para dengue. A preocupação com os números levou o órgão municipal a pedir a colaboração do Ministério Público e apoio da Secretaria de Saúde do Estado, que enviou o carro fumacê e equipes de endemias para Jardim.
A decisão da promotora de Jardim, Maria Leide de Andrade ocorreu em virtude da dificuldade dos agentes de endemias do município estarem encontrando dificuldade para fiscalizar e vistoriar as residências. Por outro lado, na maioria das casas que tiveram acesso, rara foi a vez, em que não foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue.
A promotora Maria Leide Andrade determina ainda que a Procuradoria Jurídica de Jardim que, nos casos em que houver embaraços ou obstrução da ação dos agentes de endemias por proprietários e/ou moradores, promova de imediato a medida judicial cabível para garantir o acesso ao interior das residências infectadas.
Nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde vai promover uma caminhada do Dia "D" na lutta contra a dengue pelas ruas de Jardim.

Últimas notícias