terça-feira, 26 de maio de 2015

Governo do Ceará e ONU-Habitat fecham parceria


O Governo do Estado formalizou, nesta terça-feira (26), uma parceria com a Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) de desenvolvimento, além da consolidação de modelos de planejamento e governança regionais do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). "Acabamos de assinar um protocolo de intenções para a utilização de uma metodologia piloto, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, que trabalha de forma integrada o desenvolvimento socioambiental propositivo. Com o projeto, foi pensado um planejamento a curto, médio e longo prazo para o crescimento responsável da região do entorno do Pecém", explica o governador Camilo Santana.
Em parceria conjunta do Instituto Dialog, o objetivo da assinatura é promover o intercâmbio e realizar ações efetivas na transformação da região. O protocolo pretende fazer o monitoramento e planejamento urbano e social dos municípios impactados por grandes empreendimentos. "Este é um modelo de sucesso já utilizado em outros locais no mundo, através da ONU, em que foram impactados por grandes obras que transformaram a rotina de sua região. Portanto, segue como uma estrutura de sucesso para que possamos utilizar aqui e reproduzir as ações positivas feitas nessas cidades", adiantou o governador.
A ONU-Habitat tem atuado como indutor de boas práticas, implementando programas e projetos para um desenvolvimento urbano mais inclusivo, conectado, compacto e integrado. Para isso, foi elaborado juntamente com o Instituto Dialog um projeto de desenvolvimento harmônico de territórios impactados por grandes empreendimentos. "O que eu vejo aqui é um 'déjà vu' do que acompanhei em Medellin, há 5 anos, quando realizamos um trabalho semelhante por lá. Vejo aqui no Estado um trabalho com muito potencial para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental", citou Elkin Velasquéz, Diretor Regional para América Latina e o Caribe do Programa das ONU-Habitat.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias