quinta-feira, 25 de junho de 2015

Fórum do Crato chega aos 199 anos com programação para festejar o ano do bicentenário


A unidade judiciária mais antiga do Interior do Estado completa 199 anos de criação neste  sábado, dia 27. Instituída pelo rei Dom João VI, em 27 de junho de 1816, a Comarca do Crato inicia a programação para festejar o seu ano bicentenário nesta sexta-feira (26).
O diretor do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, juiz Renato Belo Vianna Velloso, destacou que “a Comarca tem profunda e histórica relação com o Poder Judiciário”. A partir das 9h, no Fórum local, terá início a solenidade de comemoração de aniversário, que contará com vários eventos realizados por magistrados e servidores em parceria com entidades locais.
Haverá, ainda, apresentações da orquestra Solibel, coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) e da banda municipal.
Também serão apresentados os trabalhos empreendidos na Comarca pelo Judiciário cearense e divulgada a programação de eventos para ocorrer no transcurso do ano do bicentenário (ver relação abaixo).
Atualmente, o Fórum tem seis unidades judiciárias, sendo duas Varas Criminais, duas Cíveis, uma de Família e Sucessões, e um Juizado Especial Cível e Criminal.
HISTÓRIA
De acordo com o livro do escritor Raimundo de Oliveira, a Comarca do Crato foi criada por meio de alvará assinado por Dom João VI, em 27 de junho de 1816. O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato. A nova Comarca compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras, que por este alvará sou servido elevar à qualidade de vila.
PROGRAMAÇÃO
1. Reedição do livro que trata da história da Comarca do Crato, com atualização, conforme autorização da família do escritor Raimundo de Oliveira Borges;
2. Emissão de selo comemorativo dos 200 anos de criação da Comarca;
3. Concurso literário nas escolas do município sobre o bicentenário da Comarca;
4. Visita de magistrados às escolas da rede de ensino pública e particular divulgando o Poder Judiciário, o aniversário da Comarca e convocando para o concurso literário;
5. Concurso de cordel sobre o bicentenário da Comarca;
6. Concurso de artesanato para escolher o troféu do bicentenário, a ser entregue a autoridades marcantes na história da Comarca;
7. Concurso de vídeo documentário sobre a Comarca e seus 200 anos, do qual participarão os alunos da escola profissionalizante e outros estudantes do ensino médio da rede de ensino;
8. Realização de missas e outros atos ecumênicos no transcurso do ano do bicentenário;
9. Ação social em comemoração ao bicentenário envolvendo diversas entidades da cidade.

Últimas notícias