terça-feira, 30 de junho de 2015

No Senado, Eunício diz que é possível avançar com novas reformas de políticas

Foto: Divulgação
Como membro titular da Comissão Especial que irá analisar as propostas de reforma eleitorais,  o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) avaliou que é preciso aprovar medidas que estejam afinadas com o que a sociedade pede nas ruas. “Acredito que a desincompatibilização de ocupantes de cargos do executivo para disputar reeleição, e até mesmo o fim da reeleição, podem ter o apoio de muitos membros aqui no Senado”, disse.
Eunício afirmou ainda que há uma ação para que a Comissão inicie suas atividades analisando primeiramente propostas que não foram votadas na Câmara dos Deputados como o projeto que altera as regras da propaganda política. A intenção da proposta é que o tempo de televisão e rádio seja proporcional ao tamanho das bancadas na Câmara. O líder peemedebista ainda citou projeto que muda a legislação para definição de suplente de senador.
Além dessas questões, matérias polêmicas sobre financiamento de campanha e o fim das coligações para eleição proporcional devem retornar ao debate. Na Câmara, os deputados decidiram por manter as atuais regras.
O relator da Reforma Política na Comissão Especial, senador Romero Jucá (PMDB-RR) informou que entre as matérias que podem ser votadas pelo Senado, está a que restringe o tempo de TV e o fundo partidário a partidos com diretórios permanentes em mais de 50% dos estados e 50% dos municípios.
Recentemente a Câmara dos Deputados analisou as propostas da Reforma Política, mas os senadores prometem avançar em temas que possam reduzir os gastos com as campanhas políticas e apresentar ferramentas que moralizem o sistema.
(Assessoria do senador)

Últimas notícias