domingo, 16 de agosto de 2015

17º Festival do Teatro Brasileiro no Crato

Apresentações teatrais, em palco e rua, ciclo de dramaturgos, workshops e residência artística marcam o 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) que chega ao Ceará com programação simultânea em Fortaleza e Crato, de 18 (início da residência no Crato) a 29 de agosto. Esta edição tem como destaque a Cena Paraibana.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o  festival  tem o apoio da Secretaria de Cultura do Crato e oferece uma programação gratuita que destaca-se pela abrangência sendo reconhecido como um dos festivais mais importantes da cena teatral brasileira.
O Festival do Teatro Brasileiro é um projeto de intercâmbio interestadual, singular no país, que a cada edição seleciona espetáculos de diferentes segmentos da produção cênica de um determinado Estado e os apresenta em outras cidades do país.
Ao longo de 16 edições o festival já realizou 631 apresentações de 179 espetáculos selecionados, com público superior a 245 mil espectadores. Um total de 44.900 crianças e jovens da rede pública de ensino participou das atividades educativas e cerca de 2.090 pessoas frequentaram as oficinas.
Para o Crato o festival apresenta: Companhia Oxente ("Anáguas"), Coletivo Ser Tão Teatro (espetáculo de rua "Flor de Macambira") e Grupo Teatro Bicorna ("Esparrela"). As apresentações serão realizadas no Centro Cultural do Araripe (Rffsa), Sesc-Crato e Praça Bicentenário. Um workshop de elaboração de projetos culturais acontecerá na sede do Grupo de Reisado da Mestra Mazé de Luna.
Ciclo de Dramaturgos
Um dos eixos do festival é o Ciclo de Dramaturgos, que acontecerá simultaneamente em Fortaleza e Crato, de 24 a 28 de agosto, respectivamente na Vila das Artes e na Galeria da Rffsa. Para cada cidade foi escolhido um dramaturgo da Paraíba para gerir essa troca com dramaturgos cearenses. Sob a coordenação de Sérgio Bacelar, o festival tem sua programação elaborada em parceria com representantes da classe cênica do estado anfitrião. No Crato, a atividade terá a participação de Astier Basílio, poeta, ficcionista e dramaturgo pernambucano radicado na Paraíba. Paulo Vieira e Astier vão conversar sobre seus textos, criações, métodos criativos e praticar exercícios com os participantes. Os interessados devem se inscrever por meio do site do FTB: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias