quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Brejo Santo recebe a Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará

A Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará chega nesta sexta-feira (21) à Região do Cariri, mais precisamente no município de Brejo Santo. A caravana promove apresentações artísticas e realiza reuniões com gestores culturais e artistas. Em Brejo Santo a programação da Caravana tem inicio a partir das 14h, no Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa, com a reunião entre a coordenação do projeto e os gestores e produtores de cultura da cidade e da região.
A partir das 18h, na Praça Chico Leite ou Praçinha da Aldeota como é popularmente conhecida, serão realizadas as apresentações culturais, a principal atividade da ação de mobilização e divulgação do Mapeamento Cultural do Ceará. Estão previstas apresentações da Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim, do músico Paulinho Nascimento e outros cantores da terra, além do Reisado do Pontal da Serra.
Iniciada no dia 17 de junho, a Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará já passou pelas cidades de Cruz, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Limoeiro do Norte, Fortim, Forquilha, Aquiraz, Quixeramobim e Tauá. Em cada cidade o projeto conta com todo o suporte necessário por parte das prefeituras.
MAPEAMENTO CULTURAL
Identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais de todo o estado é a meta do Mapeamento Cultural do Ceará, que visa alcançar os 184 municípios cearenses, mapeando o atual cenário da cultura. Para realizar ações de divulgação e mobilização da população e do setor cultural, a Caravana do Mapeamento está visitando alguns municípios, abrangendo as 14 macrorregiões do estado.
O mapeamento das manifestações culturais em todo o Estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. Com este projeto, busca-se otimizar as ações de preservação da cultura local, bem como facilitar, tornando esse processo mais democrático e eficiente.
Os dados coletados na pesquisa realizada pelo Mapeamento Cultural do Ceará vão servir para propor uma melhor distribuição de recursos entre os municípios. O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões do Estado e será disponibilizado ao público com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade.
O projeto tem patrocínio da Petrobras, realização da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Acan), produção executiva da Girândola - Comunicação e Arte, e é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); sendo, portanto, vinculado ao seu respectivo Sistema de Informações Culturais (SINF).

Últimas notícias