terça-feira, 11 de agosto de 2015

III Encontro Norte e Nordeste Memória, Verdade e Justiça na Urca

Será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o III Encontro do Movimento Norte e Nordeste Memória, Verdade e Justiça, que acontece em Crato. A expectativa é que esteja presente das discussões um público de mais de 500 pessoas, que poderá se inscrever gratuitamente no evento.
Debatedores de países como a Argentina, El Salvador, estados brasileiros e regionais estarão participando de conferências. Será homenageada no evento, a ex-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (in memoriam), representada por familiar.
O evento pretende dar uma contribuição para que haja punição para os culpados pelas torturas aplicadas no período da ditadura militar no Brasil. A programação foi construída para agregar a Semana da Anistia 2015, que contará com mostras de cinema Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, oficinas e palestras nas escolas da região do Cariri cearense.
O encontro será aberto no dia 26, às 9 horas, no Salão de Atos da Urca, no campus do Pimenta, em Crato, com a presença de autoridades e, em seguida, acontece a conferência ‘Justiça de Transição no Cone Sul’, com o membro do Centro Internacional para La Promoción de Derechos Humanos (CIPDH), Ramón Pablo Videla, além do membro do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministerio de La Justicia y Derechos Humanos de La Nación, Centro Internacional para Promoción de los Derechos Humanos (CIPDH)  Guillermo Gustavo Gatti, ambos da Argentina.
(Mais informações no site da Urca)

Últimas notícias