terça-feira, 25 de agosto de 2015

Primeira-dama destaca atenção às crianças no lançamento do Programa Mais Infância Ceará

Após a soleinidade, a primeira - dama Onélia Leite concedeu entrevista. (Foto : Flávio Pinto

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, lançou nesta terça-feira (25), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, o Programa Mais Infância Ceará, voltado para desenvolvimento infantil, Defendendo a necessidade de um olhar especial à infância e beneficiando os 184 municípios cearenses. O programa tem o apoio de parceiros como o Governo Federal, secretarias de Estado, prefeituras municipais, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.
De acordo com Onélia Leite Santana, o programa é fruto de pesquisas aprofundadas realizadas por diversos órgãos. "É com muita alegria que recebo vocês aqui para tratar de um assunto tão importante que são as crianças, o nosso futuro. Jovens educados e produtivos são capazes de criar uma sociedade sustentável e desenvolvida. E não podemos falar disso se deixarmos de lado a primeira infância. No começo do ano, tivemos várias reuniões com diferentes órgãos para saber o trabalho que vem sendo feito com as crianças do nosso Estado. Como está o lazer delas? Fizemos um grande estudo com nossa equipe para apresentar esse programa. Chegamos à conclusão que a cada dólar investido na infância, a sociedade tem retorno de 9 dólares na vida adulta", disse.
Entre as ações do Programa Mais Infância Ceará estão a assistência em educação e saúde com visitas, inicialmente, em 36 municípios mais pobres, além da construção de espaços públicos adequados para o desenvolvimento infantil. "Na faixa etária de crianças de 0 a 6 anos se forma a arquitetura cerebral, é o alicerce para a vida adulta. A intenção é criar novas oportunidades, afeto, mas também lazer. Os interesses são as crianças, das instituições governamentais e não governamentais. Vamos criar uma rede de fortalecimento de vínculo. Brincar é o melhor caminho para a educação formal e quero destacar a qualidade dos profissionais que trabalharão nessa tarefa", disse a primeira-dama.
O governador Camilo Santana também garantiu todo o apoio à iniciativa. "Quero prestar homenagem às entidades não governamentais, muitos anônimos, que estão nos ajudando. Estou dando ordem de serviços para a construção de 54 Centros de Educação Infantil. Fora esses que vêm sendo construídos, estou garantindo pelo menos 100 para ter perspectiva de garantir educação melhor, nesses quatro anos. Estou disponibilizando R$ 40 milhões para esse trabalho de construção das praças de educação. Essa política para crianças de 0 a 6 anos é para garantir que filhos de trabalhadores cearenses tenham um espaço bonito, qualificado para trabalhar seus futuros", disse o governador.

Últimas notícias