quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Secretário Inácio Arruda visita a Urca

Secretário Inácio Arruda e o Reitor Patrício Melo visitaram salas de aulas na Urca

Um dia voltado aos debates de questões internas da Universidade Regional do Cariri (URCA) e visitas aos campi da Instituição, ocorreu nesta terça-feira, com o Secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, e o secretário Adjunto, Francisco Carvalho. Com atividades iniciadas às 8h30, eles foram recepcionados na URCA pelo Reitor Patrício Melo, o Vice-Reitor, Francisco do Ó de Lima Júnior, Pró-reitores e diretores de centro. A reunião aconteceu no auditório do programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular. Na ocasião, além do Reitor e Vice-Reitor, o secretário esteve com os Pró-reitores, Diretores de Centro e Coordenadores de cursos de pós-graduação ‘strictu senso’.
O secretário esteve reunido pela manhã com a Administração Superior da URCA, que destacou as principais demandas relacionadas aos processos de melhorias na Instituição. Na agenda institucional foi destacado o crescimento da URCA nos últimos anos, mas, em contrapartida, as deficiências existentes, principalmente em virtude do processo de ampliação da Instituição, que atualmente conta com necessidades de infraestrutura, seja no aspecto físico ou mesmo de equipamentos, no sentido de avanços na área tecnológica.
O Reitor destacou que um dos seus principais focos de atuação está pautado, além da melhoria da infraestrutura, no fortalecimento da política de assistência estudantil. Para isso, foi defendido um debate ampliado entre as universidades estaduais, para que sejam discutidas ações em conjunto pela implantação de uma política estadual de assistência estudantil.
Outro aspecto no qual o secretário demonstrou interesse mais direcionado, diz respeito a melhoria das condições de ensino e infraestrutura das Unidades Descentralizadas. Ele destacou sua preocupação tanto no aspecto das condições do quadro funcional, como também dos professores, em sua maioria temporários. Além disso, ressaltou o seu interesse de providenciar de forma prioritária às instalações de uma sede para a UD de Campos Sales. Inicialmente há uma parceria com a administração local, com a doação de um terreno de 7 mil metros quadrados, mas conforme foi destaco pela URCA, é necessária uma área maior. Atualmente são mais de 700 alunos da naquela localidade, nos cursos de Biologia, Letras e Matemática.
Outros pontos dizem respeito a implementação do Cinturão Digital, programas de pós-graduação, implementação de curso, a exemplo de Química, melhorias dos novos cursos, piscina e salas de aula para Educação Física, entre outras questões pontuais abordadas.
O secretário ressaltou a sua preocupação em promover as melhorias na Universidade, mas a necessidade de serem definidas área prioritárias, a exemplo da tecnológica. Além disso, ele disse que o fortalecimento de parcerias com as agências de fomento é essencial, como o CNPq e Funcap. “A área do conhecimento é estratégica para o desenvolvimento”, frisa. Inácio Arruda ainda ressaltou a possibilidade de fortalecimento das universidades, com maior autonomia.
A pauta dos concursos, segundo o secretário, continua em andamento, no sentido de cumprir o que foi previamente acertado entre os movimentos e as universidades. Mas, representantes do Sindicato dos Professores da URCA (Sindurca), solicitaram do secretário urgência no cumprimento da nomeação dos docentes e a abertura de vagas para outros cursos da instituição.
(Urca)

Últimas notícias