sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Governo dispensa licitação para construção de novos poços profundos

O Governo do Ceará autorizou, nesta sexta-feira (23), a dispensa de licitação para a construção de novos poços profundos que irão atender municípios em situação de emergência no interior do estado. O anúncio foi feito durante a reunião do comitê de monitoramento, que se encontra semanalmente e esteve hoje na sede do Palácio da Abolição, em Fortaleza, sob o comando do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista. Uma vez por mês a equipe apresenta os dados para o próprio governador Camilo Santana, que acompanha de perto a situação no semiárido cearense.
"O decreto assinado pelo governador Camilo, que será publicado hoje no Diário Oficial do Estado, declara situação de emergência em 150 municípios cearenses. O Governo tem feito tudo o que é possível para atender à população neste momento em que vidas humanas estão em risco. Por isso, estamos buscando a dispensa de licitação para atender com urgência às comunidades que mais sofrem com a escassez hídrica", afirmou Élcio Batista.
Os técnicos e gestores que compõem o grupo realizam o monitoramento diário do trabalho das equipes do Governo e de empresas contratadas que estão em campo no interior perfurando poços, construindo adutoras, distribuindo água com carros-pipa, para atender às necessidade das sedes urbanas e zonas rurais.
A Defesa Civil do Estado também anunciou que incluirá em seu cronograma, na próxima semana, o atendimento a mais três centros urbanos com a Operação Carro-Pipa: Palmácia, Morada Nova e Acopiara. Outras três cidades receberam atenção especial no encontro desta sexta. Parambu, no Sertão dos Inhamuns, que já conta com 21 poços construídos pelo Governo e terá mais 16 interligados à rede de abastecimento. Catorze novos poços também começarão a ser perfurados no município.

Últimas notícias