segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Todos contra o mosquito

O governador Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (21), em evento no Centro de Eventos do Ceará, a formação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, com a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, reduzir a incidência das doenças e seus efeitos. O anúncio ocorreu durante o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, que prevê ainda uma brigada para dizimar o mosquito.
O chefe do Executivo informou que o grupo intersetorial vai ainda auxiliar na pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças. "Fiz questão de mostrar o compromisso do Governo em relação a esse tema. O comitê vai ter uma sala de monitoramento permanente. Além das secretarias, um conjunto de instituições ficarão responsáveis por essa missão. Este é um momento que todos nós temos que engajar e, como primeira ação, eu mesmo e o prefeito Roberto Cláudio vamos visitar as casas", afirmou.
Camilo fez uma comparação entre o combate ao Aedes aegypti com o do sarampo, em que o Estado eliminou completamente a doença em 2015, com intensa campanha, após passar por um surto. Para isso, anunciou algumas medidas a serem tomadas: "Vamos dispor de 18 mil agentes de saúde intensificando as ações e a meta é que todas as casas do Ceará sejam fiscalizadas. Vamos colocar telas em todas as caixas d'água. Vamos aumentar o controle através da pulverização e fumacê. Vamos fazer uma grande campanha de comunicação para estimular a população a prevenir, pois sem essa conscientização de nada adianta", explicou.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias