quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

76 novos juízes tomam posse no TJCE

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta quinta feira (25), 76 novos juízes aprovados em concurso público. A solenidade de posse foi conduzida pela chefe da Corte de Justiça estadual, desembargadora Iracema Vale.
Ao dar as boas-vindas aos magistrados, a presidente falou da esperança de dias melhores para o Judiciário cearense, a partir da dedicação dos empossados. “Fiquem certos que a minha obstinação em dar-lhes posse é uma forma de oferecer um mínimo de dignidade à população pobre dos mais afastados rincões do nosso Estado. Tinha e tenho como escopo o meu compromisso em contribuir com o efetivo acesso à Justiça”, disse.
O juiz Raimundo Ramonilson Carneiro Bezerra, que assume a Comarca de Caririaçu, proferiu discurso representando os colegas. Ele lembrou o poeta Patativa do Assaré para ressaltar a importância da função que exercerão para a sociedade. “Diz a poesia: 'É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada'. Quero com isto dizer que a nossa missão não é somente prolatar sentenças tecnicamente perfeitas, bem fundamentadas, em conformidade com lei, ou segundo a interpretação dominante nos tribunais. Nosso mister vai mais além: é dar a cada um o que é seu, é ministrar a pacificação social, é garantir direito, é cessar ilegalidades, abusos e arbítrios, é fazer justiça”.
A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente do TJCE, Iracema Vale; governador do Estado, Camilo Santana; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; ex-governador José Adauto Bezerra; presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Luiz Mendonça, representando o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça; o presidente da Associação Cearense de Magistrado (ACM), Antônio Alves de Araújo; o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota; e o secretário-geral do Tribunal de Justiça, Pedro Henrique Gênova de Castro.
(TJCE)

Últimas notícias