terça-feira, 29 de março de 2016

"Ação contra Dilma mancha história da OAB", diz Chico Lopes

Deputado Chico Lopes

O novo pedido de impedimento da presidenta Dilma, democraticamente eleita pelo povo brasileiro, apresentado na tarde desta segunda-feira (28)  pela direção nacional da Ordem dos Advogados do Brasil não reflete a opinião do conjunto dos advogados brasileiros e mancha a história da instituição. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que destaca a contrariedade expressada em atos públicos por milhares de advogados do Ceará e do Brasil com a postura da Ordem neste momento decisivo para a manutenção das conquistas democráticas, da vontade do eleitorado brasileiro e do próprio estado de direito.
"Muitos advogados do Ceará e do Brasil levantaram sua voz contra essa postura da OAB, que não representa o conjunto da categoria ao pedir o impedimento da presidenta Dilma, eleita de forma democrática pela maioria do povo brasileiro. Parece que as lições da democracia - de respeito à vontade da maioria e às regras do jogo, que só preveem novas eleições presidenciais em 2018, infelizmente não estão sendo prioridade para a entidade que deveria defender a legalidade e o estado democrático de direito", avaliou o deputado.
"Os advogados têm total liberdade de manifestar sua posição política, contra ou a favor do governo. Tanto têm direito os que se põem contra o governo, quanto aqueles advogados que se manifestaram publicamente, em atos no Ceará e em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, a favor do governo, da legalidade, da democracia e da continuidade do mandato da presidenta Dilma, que não tem nada que desabone sua conduta nem cometeu nenhum crime, para ter contra si pedidos de impeachment", acrescenta o deputado Chico Lopes.
"Mas diferente de ter uma posição individual de cada advogado contra governo A ou B é ter uma instituição como a Ordem, incluindo dirigentes cearenses, se manifestando neste momento a favor de um rompimento da democracia e da vontade da maioria do povo brasileiro", diferencia o deputado.
"A OAB e os advogados tiveram um papel histórico na defesa da legalidade, da democracia no Brasil. Hoje, enquanto entra com ação contra a presidenta, não se vê a OAB manifestando nenhuma preocupação com os excessos que vêm sendo cometidos até contra advogados, no contexto da Operação Lava Jato, incluindo escutas não autorizadas, quebra da inviolabilidade do diálogo entre advogado e cliente, conduções coercitivas injustificáveis, prisões preventivas mantidas por meses a fio, para serem usadas como método deliberado para confissão e delação premiada", acrescenta.
"O povo brasileiro e a história deste País se acostumaram a ter a OAB em maior conta, lutando contra a ditadura, pelos direitos individuais e coletivos, pela importância dos valores democráticos e do estado de direito. Espero que os dirigentes da Ordem venham a refletir sobre essas questões e possam ainda evitar manchas à história tão bonita e importante da OAB".
(Assessoria do deputado)

Últimas notícias