quarta-feira, 23 de março de 2016

Gilmar Bender mantém tradição familiar de subir o horto nesta Sexta-Feira da Paixão

Esse ano a família Bender manterá a tradição de subir o horto.

Um ato de fé, realizado anualmente a cada Sexta-Feira da Paixão, reúne milhares de romeiros de Padre Cícero, além de curiosos e simpatizantes; em uma ação vista por estudiosos como um momento de penitência e de purificação pelos praticantes: a "Subida do Horto". O percurso, de cerca de 3,6 quilômetros, é de difícil acesso. A colina que conduz os caminhantes à estátua de Padre Cícero é íngreme e, embora calçada por paralelepípedo, gera o cansaço aos que buscam finalizar o percurso para pedir as bençãos do "padim", aos pés da estátua erguida em sua homenagem.
O trajeto, constantemente interrompido pelas orações feitas em cada uma das estações da Paixão, é iniciado ainda nas primeiras horas da madrugada. Ao raiar do sol, o número de participantes chama a atenção não apenas pela quantidade de adeptos mas, principalmente, pelas diferentes faixas de idade dos fiéis. Jovens, crianças, adultos e idosos fazem a caminhada  tendo como principal motivação a adoração ao "santo" dos sertanejos.
"É um momento de muita devoção. A quantidade de pessoas que  participam da Subida do Horto é impressionante. Emociona a gente. Demonstra o tamanho da fé da população e dos romeiros no Padre Cícero e renova a crença de todos nós. Eu, particularmente, me sinto gratificado em poder, já faz alguns anos, participar desse evento", comenta o pré-candidato do PDT à prefeitura de Juazeiro do Norte, Gilmar Bender.
Segundo ele, embora haja quem afirme ser este o primeiro ano de sua participação no evento, a "Subida do Horto" já faz parte do calendário de sua família durante a semana santa. "Subir o horto já é uma tradição de família. Outro dia alguém disse na Imprensa que eu subiria o horto este ano por se tratar de ano eleitoral. Nada disso, há anos eu e meus familiares realizamos essa caminhada. As pessoas tentam distorcer a verdade. Procuram macular a imagem de outros apenas para buscar melhorar a própria junto a opinião pública. Eu não misturo as coisas. Minha fé no Padre Cícero vem de muito tempo. Sou grato por todas as bençãos que recebi e procuro, ao meu modo, retribuir as graças que nos foram ofertadas com a minha devoção", salientou.
Neste ano, conforme garantiu, Bender voltará ao percurso que, junto aos milhares de outros fiéis, o levará novamente ao local mais alto da colina. "Vamos subir novamente, sem dúvidas. Ao lado dos amigos, das pessoas de bem e dos irmãos romeiros de "padim Ciço", quero mais uma vez chegar até a estátua e agradecer novamente por tudo que Deus nos dá diariamente e pela interseção do nosso padre Cícero nos momentos de maior dificuldade", garantiu o pré-candidato do PDT.
Para este ano, são esperadas mais de 200 mil fiéis durante todo o dia de peregrinação. Para garantir a segurança dos fiéis, a Polícia Militar garante que haverá reforço do policiamento nas adjacências da Colina, bem como no centro da cidade durante todo o feriado da Semana Santa.
(Assessoria do candidato)

Últimas notícias