segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cariri terá conselhos municipais de políticas sobre drogas

Técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) estarão, a partir de hoje e até a próxima quarta-feira (27), na região do Cariri. A finalidade é a realização de encontros visando a estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods).
Serão percorridos os municípios de Lavras da Mangabeira, Aurora e Barro. Por ocasião das visitas, as técnicas Cláudia Baima e Cléo Félix coordenarão rodas de conversa e mobilizações para a instalação dos Compods locais. Os encontros contarão com a participação de lideranças locais no âmbito comunitário e governamental.
Titular da SPD, a secretária Aline Bezerra ressalta que a implantação de Compods é estratégica para a SPD no âmbito do desenvolvimento de uma política pública sobre drogas com a participação popular nas diversas localidades cearenses.
Hoje, o Ceará conta com 85 conselhos formalmente instituídos, sendo que 21 deles foram criados na gestão da SPD, iniciada em março de 2015. O Compod é um órgão consultivo, de deliberação coletiva e natureza paritária, que atua como instância de assessoramento ao governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.
Cabe ao Compod de cada localidade a realização de reuniões periódicas e a a realização de articulações com políticas afins para o fortalecimento de ações nos eixos de prevenção, acolhimento/tratamento e reinserção social e profissional de usuários de drogas previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas das respectivas cidades onde atuam.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias