segunda-feira, 30 de maio de 2016

Chefes da CGU em todo o país começam a entregar cargos em protesto a permanência de ministro

O chefe da Controladoria Regional da União no Ceará, Roberto Vieira, entregou o cargo nesta segunda-feira, 30. A saída segue ação de entrega em massa de cargos feita por diretores da CGU em todo o País, em protesto contra mudanças no órgão e a permanência de Fabiano Silveira como ministro da Transparência, Fiscalização e Controle.
Neste domingo, 29, foi divulgada gravação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em que Fabiano aparece criticando a Lava Jato e aconselhando investigados no caso. A fala ocorreu em reunião em fevereiro entre Fabiano, Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quando o ministro era membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Sob protestos, Temer confirma permanência de ministro da Transparência
Protesto na CGU impede entrada de ministro e exige sua saída do cargo
Ministro da Transparência critica Lava Jato e aconselha Renan em gravação
“Isso é inaceitável. Pela primeira vez na sua história, a CGU tem um titular que não corresponde aos requisitos mínimos de moralidade que se exige de um ministro do tipo (...) Um órgão que já teve ministros de altíssimo porte, ter agora um ministro que quer tumultuar investigações. Isso é incompatível com o cargo”, diz Roberto Vieira.
Ele destaca que atitudes semelhantes estão ocorrendo em 25 regionais de todo o País, com mais de 200 cargos de direção ou supervisão tendo sido entregues. “Nós já não havíamos assimilado a extinção da CGU. Aí se esperava que, pelo menos, houvesse um reforço à estrutura do combate à corrupção, um empoderamento, com melhores condições", diz.
"O que veio não foi isso. Mostrou é que a CGU está loteada dentro de um fisiologismo que vergonhosamente existe no País", diz. Vieira destaca ainda que servidores seguirão com mobilizações pelo fortalecimento da CGU, como envio de membros da categoria a Brasília, para fortalecer movimentações.
(Agência Brasil/O Povo)

Últimas notícias