quarta-feira, 18 de maio de 2016

Operação Lava Jato - Sérgio Moro condena José Dirceu e mais nove por corrupção na Petrobras


A Justiça Federal condenou, nesta quarta-feira (18), o ex-ministro José Dirceu, a 23 anos e três meses de prisão por crimes como corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato. A condenação partiu da Justiça Federal e se constitui na primeira condenação dele pela Operação Lava Jato. Dirceu já é condenado por envolvimento no chamado Mensalão.
O ex-ministro foi preso em agosto de 2015 na 17ª etapa da operação, batizada de Pixuleco. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi aceita em setembro do ano passado e envolve atos ilícitos no âmbito da diretoria de Serviços da estatal e abarca 129 atos de corrupção ativa e 31 atos de corrupção passiva, entre  2004 e 2011. Cabe recurso.
“O mais perturbador, porém, em relação a José Dirceu de Oliveira e Silva consiste no fato de que recebeu propina inclusive enquanto estava sendo julgada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal a Ação Penal 470, havendo registro de recebimentos pelo menos até 13/11/2013”, afirmou o juiz Sérgio Moro na sentença.
Confira mais nove pessoas também foram condenadas na mesma ação penal.
Gerson de Mello Almada
Renato de Souza Duque
Pedro José Barusco Filho
João Vaccari Neto
Milton Pascowitch
José Adolfo Pascowitch
José Dirceu de Oliveira e Silva
Luiz Eduardo de Oliveira e Silva
Júlo Cesar dos Santos
Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura.
(G1)

Últimas notícias