terça-feira, 23 de agosto de 2016

"Tsunami laranja" se espalha pelas ruas do bairro Frei Damião

Bender e Santana foram recebido no Frei Damião.

A noite desta terça-feira, 23, ganhou um colorido diferente pelas ruas do bairro Frei Damião. O laranja da Coligação Juazeiro Bem Melhor, dos candidatos Gilmar 12 (prefeito) e Santana (vice), deu vida à uma região sofrida e populosa, onde os que ali residem praticamente agonizam com a falta de investimentos em infraestrutura, lazer, saúde e educação de qualidade. Esperançosa em mudanças, a população abriu os braços para receber os candidatos e ouvir as propostas que Gilmar e Santana possuem para o bairro. Antes, porém, centenas de pessoas caminharam lado a lado com o candidato do PDT pelas principais ruas da localidade.
A ação resultou na constatação do grande número de ações que precisam, urgentemente, ser efetivadas como forma de garantir maior dignidade e cidadania àquela população. Na maioria das ruas do bairro há esgoto correndo a céu aberto. O mato é crescente em vários locais e a coleta de lixo parece não ser regular. "Aqui falta muita coisa. Saúde e segurança, então, nem se fala. O posto de saúde daqui é horrível. Só tem médico três dias na semana. É devagar demais. Quando a gente deixa os papéis lá, passam quatro, cinco meses, até um ano para marcarem as consultas. A pessoa fica com problema de saúde e não pode resolver porque não tem como ser atendida pelo médico", disse indignada a moradora Zuleide Ferreira, 43, que há 12 anos reside no Frei Damião.

O estado de abandono do setor é confirmado pela moradora Luzinete Rosa, 40. "A gente vai nos postos e não tem remédio. No caso dos dentista, não tem material para eles trabalharem. Toda semana a gente tenta agendar consulta e não dá certo porque falta material. As pessoas acabam ficando com os dentes cariados. Esse bairro aqui é muito desprezado. Tem local aqui que nem iluminação ainda colocaram", ressaltou.
Outra necessidade apresentada pela população refere-se a geração de emprego, principalmente para absorção dos jovens que vivem no Frei Damião e bairros adjacentes. "A gente precisa de trabalho para essa juventude. Tem muitos jovens aqui, meu filho mesmo, que terminaram os estudos e tá aí na rua, sem ter o que fazer. A gente precisa de um governo que ajude os jovens a estudar e trabalhar", observou a dona de casa Maria dos Santos, com a experiência de quem convive no bairro a mais de uma década.
Fotos: Divulgação.

Para Gilmar, a solução das demandas encontradas na localidade depende, apenas, do interesse da gestão em resolver os problemas e da sensibilidade do prefeito em atender os pedidos da população. "Esse é um bairro que precisa de toda atenção da gestão municipal. Me surpreende que haja tanta necessidade, em diversos setores, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que aqui residem. Os equipamentos que ainda prestam atendimento à sociedade foram construídos no período em que Santana, nosso candidato à vice, era prefeito do município. De lá pra cá nada foi melhorado ou construído. É preciso querer fazer. É preciso ter respeito pelo povo e sensibilidade para entender as carências de uma gente honesta e trabalhadora cujo o único desejo é o de ser respeitada e reconhecida. Nós vamos fazer pelo Frei Damião, nos próximos quatro anos, o que nenhuma outra gestão já realizou", garantiu o candidato.
(Coordenadoria de Comunicação da Campanha)

Últimas notícias