sábado, 24 de dezembro de 2016

Emenda de Zé Aílton Brasil garante Distrito Industrial do Cariri no Crato

Thiago Esmeraldo acompanhou pessoalmente o trabalho da Comissão de Limites Territorial da Assembleia

O deputado estadual e prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil e o vereador reeleito Thiago Esmeraldo, ambos do PP, comemoram a aprovação da emenda parlamentar ao projeto de lei 230/2016 que assegura ao Crato os limites intermunicipais das cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri.
A emenda de autoria de Zé Aílton Brasil proporcionou uma caracterização mais fiel das linhas divisórias dos três municípios de acordo com a nova documentação geográfica, cartográfica e georreferenciamento da região. "O vereador foi grande incentivador dessa emenda. Na câmara cobrou esforços da bancada e esteve pessoalmente na Assembleia por várias vezes acompanhando todo o trâmite do projeto de lei, agora aprovado", afirmou Zé Aílton Brasil
Segundo Brasil, a emenda corrige o projeto de lei original e assegura ao município do Crato a área que compreende o Distrito Industrial e a área de exames de prática de direção e de apoio às auto-escolas da região, no distrito de Santa Rosa, onde convergem os três municípios do Crajubar. Fato esse que acarretaria possíveis prejuízos financeiros aos moradores do Crato que corria o risco de perder para Juazeiro do Norte esse importante empreendimento, que é essencial para os cratenses. "Além disso, a população também perderia uma grande área de terra no bairro São José, o que traria um grande impacto negativo no município, diminuindo uma área que é bastante valorizada na região", disse o deputado autor da emenda.
ENTENDA O CASO
Em 2013 foram realizados novos estudos topográficos na região pelo IBGE e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), em parceria com a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e a União dos Vereadores do Ceará (UVC). Na ocasião, foi dado um prazo de 15 dias para os gestores do Crato, Juazeiro e Barbalha se manifestarem e discutissem o problema com o coordenador da Comissão de Limites Territoriais, que cuidava do assunto na Assembleia Legislativa, o ex-deputado Neto Nunes.
No entanto, na ocasião ficou decidido que o projeto fosse retirado de pauta de votação para que os novos estudos fossem realizados em toda área litigiosa.
DISTRITO INDUSTRIAL
O Distrito Industrial do Cariri (DIC) beneficia diretamente os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Com uma área superior a 1,6 milhão de m², o equipamento possui capacidade de abrigar várias indústrias de grande porte, além disso, a finalidade é desenvolver o Cariri, através de uma política de geração de emprego e renda para os moradores da região.

Últimas notícias